Como construir uma carta de intenções para uma escola de pós-graduação?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
Aqui estão algumas dicas sobre como escrever uma carta de intenção notável para ajudá-lo a entrar na pós-graduação.
O processo de inscrição para a pós-graduação é bastante normal, independentemente da escola que você escolher para se inscrever. Eles exigirão seu histórico escolar de notas, uma cópia do seu diploma de bacharelado e, o mais importante, a carta de intenção. Ser aceito pesará igualmente na construção de sua carta de intenções, que é basicamente uma carta declarando seu desejo de fazer uma educação avançada em uma determinada área de estudo em uma escola de pós-graduação específica. Para construir e escrever esta carta de intenções, você deverá seguir uma determinada norma quando for escrevê-la. Aqui estão algumas dicas sobre como escrever uma carta de intenção notável para ajudá-lo a entrar na pós-graduação.
Aborde a carta corretamente. A primeira dica que você nunca deve errar é a quem você deve enviar a carta. A maioria das escolas de pós-graduação terá comitês de admissão diferentes por programa de escola de pós-graduação. Portanto, com base no programa que você está planejando fazer, certifique-se de começar a carta endereçando-a adequadamente ao comitê específico do programa de sua escolha. Por exemplo, se você está planejando fazer um programa de pós-graduação em administração ou gestão de empresas, você deve enviar a carta ao comitê de administração de empresas.
O primeiro parágrafo. Esta é a primeira seção de sua carta de intenções e deve ser direta e detalhada. Nesta seção, você deve deixar claro o programa para o qual está se inscrevendo e o semestre no qual deseja se matricular. Depois que esse detalhe específico for codificado, prossiga com suas credenciais educacionais e experiência. O detalhamento é bom aqui, entretanto, já que este é o primeiro parágrafo, você ainda vai querer que seja curto e conciso.
As experiências. Para o segundo parágrafo, você desejará relatar todas as experiências que reuniu relevantes para o campo de estudo. Isso incluirá suas experiências de trabalho, atividades voluntárias e outras áreas relacionadas que você enfrentou. É importante expressar como essas experiências podem ajudá-lo a concluir o programa de pós-graduação ao qual está se candidatando com louvor.
A maioria das escolas de pós-graduação terá comitês de admissão diferentes por programa de escola de pós-graduação.
Os benefícios e o futuro. O terceiro parágrafo da sua carta deve ser mais casual, onde você explicará por que está fazendo o programa e o que fará com ele depois de concluí-lo. Além disso, detalhando suas expectativas do programa, bem como o que você deseja fazer enquanto estuda, é esperado nesta seção.
A promessa. Para o parágrafo final, você desejará encerrá-lo com uma promessa. Comece explicando sua determinação, comprometimento e que você se esforçará para alcançar a excelência, especialmente se for abençoado o suficiente para ser aceito no programa. Você pode enfatizar o motivo da escolha da escola e que você será o melhor aluno que poderá ser caso seja aceito. Este parágrafo deve enfatizar sua promessa de manter a qualidade e a ética da escola que você escolheu.
Para encerrar a carta, escreva seu nome completo e assine. Você anexará esta carta com todos os outros documentos exigidos e os enviará como um para a escola de sua escolha. Se a carta de intenções for bem escrita e construída, suas chances de entrar devem aumentar significativamente.