O desenvolvimento do pensamento criativo está profundamente relacionado ao interesse em aprimorar essa habilidade específica.
Com o cérebro humano consistindo de milhões e milhões de células interativas, os cientistas argumentam que todo ser humano tem a capacidade de ser criativo. Embora, aparentemente, nem todos tenham a inclinação de desenvolvertodo o seu potencial criativo. O desenvolvimento do pensamento criativo está profundamente relacionado ao interesse em aprimorar essa habilidade específica. Há muito se acredita que o hemisfério direito do cérebro é responsável pelos pensamentos criativos. Na verdade, é uma combinação de lógica, o papel do hemisfério esquerdo do cérebro, mais imaginação, a função do direito, para atingir aquele certo nível de pensamento criativo. Abaixo estão algumas dicas sobre como melhorar a criatividade de alguém:
Jogar. Cientificamente, diz-se que o lobo esquerdo do cérebro é responsável por aprender números, palavras, análises e pensamento lógico. Enquanto o lobo certo realiza o aprendizado da cor, capacidade espacial, ritmo, formas e devaneios. Ao contrário da velha crença, é na verdade a utilização de ambos os lóbulos que resultam no pensamento criativo. Brincar com os pensamentos combinando, por exemplo, palavras com formas aumentará a integração da funcionalidade do cérebro direito e esquerdo.
Prática. Pode-se usar jogos de atividades simples, como palavras-cruzadas ou quebra-cabeças numéricos, para praticar o pensamento criativo. Quando fazemos essas coisas constantemente, aumentamos o uso e o crescimento dos neurotransmissores do cérebro. Um neurotransmissor é simplesmente o que constitui nosso cérebro. Quanto mais ativos esses transmissores são, mais a capacidade do cérebro é aumentada. Dessa forma, a capacidade do cérebro de processar quando se trata de raciocínio acelerado é aprimorada. Fazer esses tipos de atividades de aprimoramento rotineiramente ou de vez em quando seria muito útil.
Saia. O desenvolvimento do estado de espírito de uma pessoa pode ser em grande parte um produto da orientação da pessoa à medida que ela cresce. Isso resulta em uma " orientação mental " pré-concebida sobre como se deve interpretar e compreender as coisas. Isso não deve ditar limites na estrutura de pensamento de alguém. Para escapar dessa estrutura mental limitante, é preciso tentar pensar fora da caixa. Isso é denominado originalidade de pensamento. Por exemplo, alguém tem uma perspectiva específica sobre algo. Em vez de apenas pensar nisso de uma maneira particular, deve-se tentar encontrar várias outras maneiras de interpretá-lo. É preciso abrir-se para entreter outras perspectivas de como ele vê as coisas. Isso também é chamado de flexibilidade de pensamento.
Há muito se acredita que o hemisfério direito do cérebro é responsável pelos pensamentos criativos.
As duas outras palavras-chave importantes para o pensamento criativo são imaginação e associação. Imagina-se quando ele faz um brainstorm, responde a perguntas geradoras de ideias (por exemplo, o quê, onde, quando, por que, como) ou considera o que aconteceria. Se alguém for capaz de associar esses pensamentos a coisas que já existem, estará estabelecendo vínculos e preenchendo lacunas, o que certamente é pensamento criativo.
O pensamento criativo é realmente uma atividade que qualquer pessoa pode realizar. Estamos fisiologicamente equipados com um cérebro capaz de fazer isso. Basta aprimorar e aguçar constantemente a criatividade, fazendo coisas que promovam o "jogo do pensamento".