Como aprender alguma coisa por meio do autodidatismo?

Peça às pessoas que você conhece que já dominam essa habilidade que forneçam informações sobre a melhor
Peça às pessoas que você conhece que já dominam essa habilidade que forneçam informações sobre a melhor fonte de dados.

Autodidatismo é a capacidade de se educar sem a orientação de um mentor ou de uma instituição estruturada. Qualquer um pode ser um autodidata em qualquer momento de sua vida, desde que haja o desejo ardente de aprender algo novo. Não é um processo remoto, pois a maior parte do aprendizado exigiria que o autodidata busque informações fornecidas por outra pessoa, embora isso possa ser na forma de material escrito ou uma cópia encontrada em sites.

Pergunte a si mesmo se você realmente precisa aprender esse assunto específico
Pergunte a si mesmo se você realmente precisa aprender esse assunto específico.

Muitos dos líderes de nossa nação foram autodidatas por direito próprio. Eles passaram seu tempo aprendendo algo que provavelmente não aprenderiam em um ambiente tradicional. Se um determinado ramo do conhecimento lhe interessa tanto, como você pode fazer para aprendê-lo?

  1. Identifique seu objetivo. Pergunte a si mesmo se você realmente precisa aprender esse assunto específico. Será útil na sua vida presente ou benéfico no futuro próximo? Esse interesse sustentaria o impulso de aprender por conta própria?
  2. Pratique a autodisciplina. Planeje quando pretende dominar o assunto. Determine quando e onde você pretende estudar o assunto. Siga sua programação ou, pelo menos, encontre um horário e um lugar para estudar sem distrações.
  3. Seja engenhoso. Encontre recursos e informações sobre a habilidade que deseja aprender. Pode ser por meio de uma biblioteca local ou da Internet. Na maioria das vezes, as cópias impressas são mais confiáveis do que as que podem ser encontradas na Internet. Peça às pessoas que você conhece que já dominam essa habilidade que forneçam informações sobre a melhor fonte de dados. Você pode precisar de algo com fotos que possa imitar.
  4. Utilize habilidades de estudo. Ler é uma habilidade que se mostrará valiosa para aprender tudo por conta própria. A capacidade de navegar, digitalizar e folhear volumes de texto em busca das informações de que você precisa é essencial. Escrever o que você sabe, seja por meio de diagramas ou simplesmente na forma de pequenas anotações, conduzirá as informações ao seu subconsciente melhor do que apenas repassá-las mentalmente.
  5. Avalie a si mesmo. Avalie o quanto você aprendeu em um determinado período de tempo. Você deve avaliar quanta informação pode lembrar ou aplicar sem consultar suas notas ou recursos. A medição pode ser um questionário escrito ou ter seu conhecimento validado por profissionais da área.

Habilidades padrão

Aprender a si mesmo tem suas vantagens. Não há pressão dos mentores para acompanhar a aula ou o padrão estabelecido pela instituição, nem haveria qualquer cronograma a seguir, pois você pode aprender no seu próprio ritmo. No entanto, também tem suas consequências. Falta-se a orientação e feedback de um conselheiro, a informação tem que ser descoberta por intuição ou por acaso, e você não tem nenhuma prova documentada de que realmente aprendeu as habilidades padrão necessárias para uma disciplina particular.

Artigos relacionados
  1. Como aprender Braille?
  2. Como aprender rabiscos?
  3. Como aprender leitura rápida?
  4. Como aprender grego?
  5. Como aprender o treinamento de segurança?
  6. Como aprender o alfabeto Urdu?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail