Braille é um sistema de pontos em relevo em uma página que possibilita a leitura e a escrita para cegos e deficientes visuais. É universalmente reconhecido como uma forma de aqueles que não enxergam usar os dedos para ler. Embora possa parecer difícil aprender a ler sem usar os olhos, qualquer pessoa pode usar o Braille para determinar letras, números e palavras em uma página. Aqui estão algumas maneiras de aprender Braille.
Passo 1
Experimente um tutorial online. A Internet tem muitos sites que oferecem tutoriais online para ajudar pessoas com visão a aprender Braille. Faça uma busca online por tutoriais de Braille. Você pode optar por fazer esses cursos de áudio interativos on-line em vários idiomas. E geralmente é grátis. Não questione muito como você pode aprender Braille (um sistema de leitura por toque) usando um computador. Você aprenderá primeiro a reconhecer as letras Braille visualmente. Eventualmente, você aprenderá a leitura sensorial com os dedos, mas os tutoriais visuais vêm primeiro.
Passo 2
Faça um curso. Se você preferir que alguém lhe ensine Braille pessoalmente, inscreva-se em um curso de Braille na faculdade, universidade ou até mesmo em uma escola para cegos. (Verifique sua biblioteca local - às vezes até eles oferecem aulas!) Se você é membro da família de uma pessoa com deficiência visual, também deve conversar com seu médico sobre as aulas de Braille que são oferecidas em alguns consultórios médicos. Frequentemente, fazer um curso universitário é a opção preferida para pessoas que desejam um certificado ou acreditação autêntica que declare que aprenderam Braille.
Etapa 3
Arranja um tutor. Se as aulas não são sua praia, você pode aprender Braille em um ambiente individual com um tutor. Você pode trabalhar com uma pessoa com visão. Mas você pode descobrir que uma pessoa com deficiência visual e até mesmo uma pessoa cega será seu melhor professor. Afinal, eles têm experiência real com o sistema, certo? Pessoas cegas aprenderam a adaptar suas habilidades (usando o toque para ler e escrever) e isso geralmente é algo que um tutor com visão não será capaz de transmitir a você. Normalmente, você pode encontrar tutores em escolas para cegos. Ou talvez seus amigos (ou outra pessoa que você conheça) possam recomendar um professor de Braille para você. Novamente, verifique sua biblioteca, pergunte ao seu médico e procure por programas locais em sua cidade para encontrar um tutor que esteja disposto a trabalhar com você.
Passo 4
Continue a praticar. Mesmo com o melhor professor ou tutor, o Braille ainda leva muito tempo para aprender. Você não vai pegá-lo em algumas semanas. Como qualquer coisa, o Braille requer prática para se tornar confortável com a leitura e escrita sensorial. Compre ou peça emprestado alguns livros em Braille. Eles estão amplamente disponíveis e vêm nos títulos mais populares. Ou desafie-se a digitar algo em Braille ou peça a alguém que digite algo para você e veja se consegue usar os dedos para ler. Com bastante prática e dedicação, você não deverá ter problemas para aprender e dominar o Braille.