Como encontrar recursos que ofereçam ajuda ao casamento?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 4 min de leitura
O casamento é o mais sagrado dos vínculos que um casal encontrará na vida, mas à medida que os problemas se revelam, o vínculo se torna irrelevante. Um cônjuge pode encontrar problemas que seus parceiros não podem revelar antes do encontro matrimonial. Que o problema seja pessoal, físico ou sexual; existem maneiras de tornar o relacionamento bem-sucedido. Uma maneira de fazer um relacionamento funcionar é procurar ajuda.
Então, quais são exatamente os recursos que os casais podem utilizar quando precisam de ajuda para o casamento?
Os pais. O modelo mais significativo de relacionamento de um casal é aquele mais próximo a eles e estes são os pais. Independentemente da situação em que os pais estejam agora, o casal mais jovem pode basear seu relacionamento nos pais. Mesmo que seus modelos estejam separados, sua experiência lhes dirá as situações que precisam evitar. Além disso, os pais podem oferecer conselhos gratuitos com base em experiências reais.
Autoridades religiosas. Um padre ou rabino próximo do casal sempre tem o que dizer sobre o casamento. Às vezes, eles podem ser idealistas ou fora de contato com a realidade, mas suas idéias sobre o relacionamento conjugal foram testadas para funcionar para outros casamentos por gerações. Além disso, se você planeja manter esses problemas privados, tem uma grande chance de mantê-los assim com este grupo de pessoas.
Conselheiros matrimoniais. Esses profissionais podem ser estranhos para vocês dois, mas eles sabem muitas coisas sobre o casamento e como são feitos para funcionar. Problemas que vão da infidelidade ao casamento sem sexo podem ser discutidos com essa pessoa, que pode servir como uma pessoa neutra que verá o ponto de vista do casal. O processo que acontece em uma sessão com um conselheiro é sistematicamente planejado para permitir que ambos os lados da história sejam ouvidos. Depois que as histórias forem ouvidas, o conselheiro fornecerá um esboço das histórias que foram expressas. Em seguida, sugestões ou possíveis causas do problema serão obtidas com a cooperação do casal. Algumas sessões por semana geralmente resultam em um relacionamento mais calmo ou melhor. Eles podem contatá-los por meio de umlinha telefônica pessoal ou uma linha direta.
Cirurgiões reconstrutivos. Por mais superficial que possa parecer, uma característica física pode arruinar casamentos. Se uma mulher precisa mais de seu homem, então esse homem pode fazer uma cirurgia para aumentar sua masculinidade. Os avanços tecnológicos tornaram as cirurgias eletivas muito mais seguras e melhores do que em anos anteriores.
Aconselhamento em grupo. Isso funciona bem para casais que não se importam em contar seus segredos e problemas mais íntimos para uma multidão. É composto por um grupo de casais, moderado por um psiquiatra ou conselheiro especialista. Com esse método, um casal pode apresentar seus problemas ao resto do grupo e ouvir o que eles têm a dizer. A função mais significativa desse tipo de recurso é que ele fornece uma saída para o casal e os feedbacks foram testados pela experiência.
Outras fontes. A Internet tem muitos sites que fornecem blogs e dicas para casais usarem. Geralmente é o meio mais conveniente para descobrir novas idéias sobre como fazer um casamento funcionar.
Problemas de casamento são tão comuns quanto grama em um parque. E quando esses problemas são tratados da maneira certa, como a busca de ajuda para o casamento, pode-se trabalhar para que seja um casamento saudável.