Os melhores automóveis do mundo são produzidos não apenas nas fábricas de Detroit, Munique ou Tóquio. Eles são, em primeiro lugar, conceitualizados, planejados e executados por engenheiros automotivos. A engenharia automotiva é um ofício semelhante à engenharia mecânica, embora dê foco ao design e à fabricação de automóveis.
Engenheiro automotivo
Se você está interessado em engenharia automotiva, deve se perguntar se possui as habilidades e aptidões necessárias para seguir carreira nessa área. Ajuda se você for um bom piloto e mecânico, mas também é uma vantagem se você for bom em física, design e matemática.
Habilidades mecânicas. Ter boas habilidades mecânicas é um bom ponto de partida para a engenharia automotiva. Você deve compreender as partes de um carro, tanto elétricas quanto mecânicas, como funcionam e como contribuem para a operação de um veículo. Você também deve estar ciente das necessidades especiais de um carro e o que o faz rodar bem ou simplesmente não funcionar. Experiência em manutenção ou mesmo substituição de motores, chassi inferior e carroceria seria uma vantagem.
Habilidades artísticas e de design. A engenharia automotiva envolve a capacidade de planejar projetos de carros em sua cabeça, no papel e no computador por meio de vários softwares de design tridimensional. Você deve ter proficiência nisso, para ser capaz de criar designs de automóveis que sejam funcionais e bonitos também.
Além disso, as habilidades de design não são apenas para o exterior do carro, mas também para o interior. Você deve ter aptidão para conceituar como será a aparência de um carro por dentro - desde as medidas, a colocação dos instrumentos, o posicionamento dos assentos, o material e o tecido e assim por diante.
Criatividade. Os carros definitivamente pareceriam monótonos e enfadonhos se todos tivessem a mesma aparência e teriam características obsoletas, se não fosse pela engenharia automotiva. Um engenheiro automotivo deve ter visão e criatividade para ter boas idéias para carros novos. Quais novos recursos são necessários? Como tornamos os carros mais seguros?
Habilidades matemáticas. Afinal, a engenharia envolve matemática, e o mesmo ocorre com a engenharia automotiva. Aqui você precisaria das habilidades e aptidões para projetar carros com números em mente. Qual será a cilindrada do motor e qual será a potência de saída? E quanto ao torque? Que tal a relação peso / potência? Quando você projeta o corpo, qual será o coeficiente de arrasto? Você pode testar isso no túnel de vento, mas também pode calcular isso em seus projetos auxiliados por computador.
A engenharia automotiva é um rico campo de estudo, com muitas especializações possíveis para entrar e escolher. Se você acha que uma carreira em planejamento, projeto, construção e até mesmo marketing de carros é para você, então este será um bom começo. Tente olhar sob o capô do carro e pergunte-se se é isso que você deseja fazer e se é isso que deseja construir. Com perseverança e estudo, um dia seu projeto e criação poderão encher as estradas e cidades do país.