A pesquisa mostrou que quando os pais se envolvem na educação dos filhos, o aluno tem um desempenho melhor do que se os pais permanecessem distantes. Existem muitas maneiras certas e erradas de se envolver mais na educação de seu filho. Experimente algumas dessas idéias para melhorar significativamente seu envolvimento.
- Faça perguntas. A melhor maneira de se envolver com a educação de seu filho é fazendo perguntas a ele. No entanto, você precisa tentar mais do que apenas o típico, "O que você fez na escola hoje?" Experimente fazer perguntas mais específicas sobre as aulas de determinados assuntos. Não aceite "nada" como resposta às suas perguntas. Reformule a pergunta ou tente outra diferente para obter uma resposta. Se seu filho é resistente a esse tipo de questionamento, dê um tempo, mas não desista!
- Converse com os professores. Os professores nem sempre têm tempo para contatá-lo sobre o seu aluno, especialmente se ele estiver indo bem ou mesmo satisfatoriamente. Freqüentemente, ficam muito sobrecarregados com alunos problemáticos para poder dedicar um tempo para dar relatórios elogiosos tanto quanto gostariam. No entanto, se você tomar a iniciativa de contatá-los e pedir um relatório de progresso ou perguntar o que seu filho está aprendendo em sala de aula, os professores ficarão felizes em responder. Também é comum que os professores mantenham sites ou outros recursos online para você acompanhar as tarefas de casa, projetos e aulas.
- Ofereça-se para ajudar na escola. Sim, você está ocupado. Todo mundo está ocupado hoje em dia. Tente reservar um tempo de sua agenda lotada para ser voluntário na escola de seu filho. Tire um dia de folga para acompanhar uma viagem de campo ou seja voluntário para organizar uma venda de bolos para o Booster Club. Isso lhe dará a chance de interagir com outros pais e interagir com professores e administradores. Também mostrará a seu filho que você se preocupa com ele e com sua educação.
- Ofereça-se para ajudar com o dever de casa. Isso não significa fazer todo o projeto da feira de ciências do seu filho. Você pode, no entanto, ajudá-los a pesquisar na internet ou em livros por ideias de projetos e até mesmo ajudar a colorir o vulcão. Esta é uma ótima maneira de se relacionar com seu filho e também se manter atualizado com o que está acontecendo em suas aulas.
Sua "nova" situação para se envolver mais pode encontrar alguma resistência no início. Continue tentando perguntas e técnicas diferentes até que você e seu filho encontrem um arranjo adequado para ambos.