Reconhecer e pronunciar palavras são importantes na leitura, mas sem entender o que está sendo lido, o leitor não está cumprindo o objetivo. Existem muitas estratégias que os pais podem usar para ajudar seus filhos a reconhecer palavras. Ajudar uma criança a entender o que está sendo lido é mais complicado e requer mais prática.
Passo 1
Faça da leitura uma experiência positiva para seu filho. Bebês, crianças pequenas e crianças em idade escolar se beneficiam de serem lidos para e de ler para adultos. Antes de uma criança chegar ao jardim de infância, ela já deve ter ouvido centenas de histórias, poemas e livros lidos para ela. Usar livros ou mesmo revistas que contenham imagens coloridas funciona. Mesmo que não haja uma história para ler, fale sobre a imagem e aponte enquanto fala ou conta uma história.
Passo 2
Biblioteca doméstica: você não precisa gastar muito dinheiro comprando livros. Vendas de quintal, lojas de descontos em dólares e bibliotecas estão disponíveis. Não dependa apenas de livros. Expor as crianças a uma variedade de materiais, tais como livros, revistas, jornais, menus de restaurante, rótulos de caixa de cereal, telefone livros, catálogos, e muito mais. Claro, é importante que essas fontes sejam adequadas à idade. As crianças devem ouvir palavras e ideias expressas. Não se preocupe em ler o mesmo livro indefinidamente; isso não é uma coisa ruim. As crianças podem ser capazes de falar sobre as imagens antes de serem capazes de lê-las, mas isso é ótimo - elas estão compreendendo!
Etapa 3
As crianças precisam reconhecer que todas as linhas que acompanham as imagens dos livros são algo. Enquanto você lê, aponte para as palavras. Mostre um "cachorro" na página, aponte para ele e depois para a palavra. Pode parecer sem sentido com uma criança, mas seus pequenos cérebros são absorventes como uma esponja. O conhecimento aumenta, as marcas estranhas na página tornam-se significativas. São palavras... contam sobre as imagens... contam histórias!
Passo 4
À medida que as habilidades verbais se desenvolvem, as crianças ficam ansiosas para lhe contar sobre a imagem ou história. Como mencionei antes, tudo isso faz parte da compreensão do que eles "lêem" e isso é compreensão. Eles podem falar sobre cada página de um livro e nunca usar uma palavra que está na página, e isso também está correto. Mas seu coração dispara quando eles alcançam um nível em que apontam para palavras e as reconhecem. Se o cachorro está na foto, e a palavra cachorro é apontada pela criança - uau, a conexão está feita. Palavras contam histórias e, se conhecemos palavras, podemos ler!
Etapa 5
A compreensão é uma habilidade que deve ser alcançada para que a leitura signifique alguma coisa. Ensinei leitores que nunca faltaram uma palavra, mas quando questionados sobre o material lido, eles não sabiam. O oposto também é verdadeiro. Leitores com dificuldade podem compreender em um nível incrível quando lidos, mas têm um reconhecimento de palavras insuficiente.
Sempre converse com seu filho sobre o que está sendo lido - faça perguntas. Até pergunte o que eles acham que vai acontecer a seguir, o que aconteceu antes de outra ação acontecer. Faça-os pensar, não apenas ler.
Etapa 6
Reconhecimento de palavras: existem muitas teorias sobre palavras visuais e fonéticas. Pessoalmente, aprendo para a consciência fonêmica e fonêmica. Existem tantas misturas, on-sets, pedaços de palavras, sons de início e fim... não se preocupe, se eu não tivesse ensinado, não saberia todas essas palavras.
Saber sons de vogais longas e curtas e os sons das letras do alfabeto são habilidades fonéticas para começar. Sim, e algumas palavras com vogais controladas por r precisam ser memorizadas.
Não se estresse. O Google! Experimente digitar leitura, compreensão de leitura, fonética, consciência fonêmica, livros online... existem recursos que podem ajudar. Os livros online vão ler a história e as páginas virarem - eles são muito divertidos.
Etapa 7
Mais importante, faça da alfabetização uma parte de sua casa. Se você pensar bem, alfabetizar não é apenas ler um livro. Um papel doce, uma placa de rua e uma enciclopédia são todos partes da alfabetização. Torne as crianças cientes do mundo de palavras que as rodeia.
Reserve um tempo para ler para ou com seu filho todos os dias. Coloque a criança em seu colo ou ao seu lado. É extremamente importante que leiamos para crianças desde tenra idade.
Etapa 9
Seja um bom exemplo: deixe seus filhos verem você lendo por conta própria. Eles precisam estar cientes de que ler não é apenas uma "coisa da escola", mas faz parte da vida... até mesmo da mamãe e do papai.
Etapa 10
Toque de escrita: não podia fazer justiça às dicas de escrita, por isso não tentei. Saiba que colocar o que se pensa no papel é difícil. As crianças tendem a escrever como falam. Ensine às crianças boas habilidades verbais, usando frases completas, tempo verbal, uso adequado de 'eu' e 'eu'. Isso é uma coisa apropriada para a idade. Não diga a eles que está errado, mas repita o que eles disseram usando as habilidades verbais adequadas. Se eles disserem bem, parece ajudá-los a escrever seus pensamentos com mais facilidade. Lembre-se de que as crianças pensam que a mamãe e o papai sabem tudo.
Tenho certeza de que você sabe que há muito a dizer sobre a alfabetização e, na verdade, estou apenas começando. Saiba o que está acontecendo na escola. Sempre verifique se seu filho tem uma tarefa de leitura para casa. Pergunte ao professor do seu filho sobre os pontos fortes e fracos da leitura e concentre-se em ambos. O maior presente que um pai pode dar a um filho é a apreciação da palavra escrita. Leia para eles e ajude-os a compreender a importância da alfabetização.