Como comprar um software de planejamento de educação domiciliar?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
Ao adquirir um software de planejamento de educação domiciliar, você precisa determinar se ele é adequado às suas necessidades, fácil de usar e econômico. Não existem dois homehuners iguais; portanto, nenhum software de educação domiciliar será adequado para todos os usuários. Você pode querer pagar mais por funções específicas ou talvez precise apenas de um registro básico de notas. Além disso, se o software for difícil de usar, provavelmente você não o usará.
Determine a adequação do software de planejamento do ensino doméstico considerando suas necessidades de acordo com seu estilo de ensino domiciliar.
Decida quais funções você usa atualmente ou pode usar no futuro, como planos de aula, registro de notas, históricos escolares ou talvez até mesmo uma agenda.
Faça um gráfico simples com cada uma de suas "necessidades" escritas em cada linha e os diferentes pacotes de software que você está considerando nas colunas. Ao determinar os recursos de cada pacote de software, adicione uma marca de seleção na caixa apropriada. Ao preencher este quadro, ficará claro para você quais programas atendem melhor às suas necessidades.
Verifique se há atualizações e instalações automáticas que são obrigatórias, especialmente para pais que estudam em casa. Ninguém tem um dia ou mais para lidar com a curva de aprendizado envolvida com o uso de um novo programa.
Verifique as funções de ajuda e pesquisa, que devem estar prontamente disponíveis.
O cálculo do grau deve ser simples e automático, bem como a capacidade de fazer as alterações necessárias.
Determine o processo de criação de um histórico escolar ou portfólio. Concluí-lo deve ser tão simples quanto responder a perguntas e pressionar um botão.
Se possível, teste o software antes de comprá-lo. Muitas empresas permitem avaliações gratuitas ou prometem seu dinheiro de volta se você não estiver satisfeito com o programa.
Compare os preços depois de determinar suas necessidades e a usabilidade desses programas. Ao considerar o preço, não escolha automaticamente o programa mais barato.
Se houver uma discrepância de preço, descubra o porquê. Sempre que possível, fale diretamente com o comerciante e pergunte sobre os recursos que você perderá caso adquira o software mais barato.
O programa mais barato permite atualizações automáticas ou você precisará pagar por novas versões a cada ano?
Você pode fazer backup e restaurar seus dados?
Você pode compartilhar este software entre os membros da família?
Você precisará adquirir uma licença separada para cada membro da família?
Obtenha um programa com todos os recursos que você acha que pode precisar no futuro.
Em suma, ao comprar um software de planejamento escolar em casa, certifique-se de comparar e contrastar os recursos do software para necessidades, facilidade de uso e, finalmente, custo para garantir que você fez a melhor escolha para seu dinheiro.
Ferramentas necessárias:
Uma planilha simples para comparar funções
Cuidado:
Não fique tentado a comprar o software mais barato disponível.
Pergunte aos amigos o que estão usando e por quê.
Dicas rápidas:
Faça uma lista do que você deseja que o software faça antes de comprá-lo.