Como estimular alunos com deficiência de aprendizagem?
Carlos Wilson Loureiro
• 4 min de leitura
Cuidar de um aluno com deficiência de aprendizagem é essencialmente o mesmo que cuidar de uma criança normal. As práticas naturais de cuidado se aplicam. No entanto, há algumas preocupações extras a serem observadas também. Agrupei as sugestões de acordo com os tópicos de cuidados básicos.
Tente imaginar o mundo do seu aluno; isso o ajudará a entendê-lo e contra o que ele está lutando. Tente fazer suas tarefas normais com pegadores de panela nas mãos. Use os óculos de outra pessoa ou tampe os ouvidos com algodão. Isso o ajudará a ter empatia e a entender com o que ele tem que conviver. Você poderá ajudar seu aluno muito melhor.
O melhor alimento que você pode fornecer é o seu amor, tolerância e paciência. Fale com calma e agradavelmente.
Alimente alunos com deficiência de aprendizagem com consistência e rotina. A mudança pode ser aterrorizante para alguns alunos com deficiência de aprendizagem.
Siga um cronograma básico.
Ensine os alunos com deficiência de aprendizagem a manter seu ambiente limpo e organizado. Isso ajudará na consistência.
Na educação especial, buscamos o "ambiente menos restritivo " . Isso significa que oferecemos o máximo de espaço e liberdade possível, ao mesmo tempo em que mantemos a segurança. Esta é uma boa máxima a seguir com alunos com deficiência de aprendizagem.
Organize o ambiente como faria para um bebê ou criança pequena. Mantenha os plugues cobertos, objetos quebráveis ou químicos fora do alcance e o piso livre de obstáculos. Isso pode parecer redundante, mas é uma boa precaução se a criança com deficiência de aprendizagem também luta contra a raiva ou problemas de TDAH.
Tente tornar a vida deles o mais normal possível. Concentre-se nos aspectos positivos que eles fazem e nas habilidades que possuem.
Mostre a eles que você os valoriza do jeito que são.
Ajude seu aluno com as necessidades de autocuidado e higiene. Às vezes, uma criança com deficiência de aprendizagem pode não saber como cuidar de si mesma. Fico triste ao ver um aluno com deficiência auditiva parecendo desleixado e sujo. Enfatiza a deficiência e causa mais problemas sociais. Certifique-se de que ele tem dentes, unhas e cabelos limpos.
Forneça brinquedos educacionais seguros, como blocos, animais de plástico, livros de tecido ou de plástico e quebra-cabeças de estudo. Brinquedos para habilidades motoras finas, como cartões de amarrar, separar blocos, amarrar contas e pranchas de madeira, também são úteis, especialmente para crianças mais novas.
Para ajudar nas habilidades motoras grossas, ofereça brinquedos ou bolas simples e seguras para montar. Uma grande bola de Pilates é muito divertida!
Fornece equipamentos de jogos ao ar livre para desenvolver a coordenação olho-mão e o tônus muscular geral. Lacrosse, badminton, golfe, tênis, bocha e outros jogos de jogar e pegar funcionam bem!
A natação é ótima para a aquoterapia, o funcionamento geral do corpo e a coordenação motora. Se for apropriado para o seu ambiente de aprendizagem, até uma pequena piscina de plástico seria útil.
Para brincar ao ar livre, mantenha os limites claros e seguros. Cercar áreas e monitorar em todos os momentos. Mas deixe-os correr e brincar e tomar muito ar fresco.
Alimentar uma criança com dificuldades de aprendizagem: Forneça refeições e lanches simples e nutritivos, como faria normalmente. Evite açúcar, refrigerantes (principalmente diet), alimentos processados e alimentos com corantes e aditivos. Tente servir grãos inteiros, proteínas, carboidratos complexos e muitas frutas e vegetais frescos. Uma boa dieta contribui muito para neutralizar os efeitos das dificuldades de aprendizagem.
Eu sugiro fortemente limitar os jogos de TV, computador e vídeo. É realidade virtual e os impede de interação genuína. Também pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da saúde emocional (cria imagens de medo, perigo e tensão). Estudos também mostraram que a exposição à luz e imagens cintilantes podem prejudicar o desenvolvimento visual e perceptivo.
Música e imagens pacíficas podem ser muito calmantes. Os vídeos do Baby Einstein são relaxantes e visualmente estimulantes. A música clássica é boa para os nervos e a psique.
Desejo-lhe felicidades com os seus queridos e preciosos alunos com deficiência de aprendizagem!
Cuidado:
Pratique a paciência.
Baseie as expectativas nas necessidades individuais de seu aluno; não se preocupe.