Com um dia de lazer, como você se veria gastando? Por que não dar a volta ao mundo? Dê um passeio em todos os lugares que você deseja estar. Por que não fazer compras até cair? Por que não tentar abrir seu próprio negócio? Construa um restaurante e ganhe mil dólares! Por que não pegar um amigo e planejar um plano para governar o mundo? Comece uma estratégia que o coroará como rei. Tudo isso e muito mais, você acredita, pode fazer em apenas um dia? Graças ao nascimento da realidade virtual!
As palavras "virtual" e "realidade" são comumente conhecidas como dois conceitos diferentes que vão em direções opostas. Pode parecer irônico que os dois sejam cunhados juntos para significar um ambiente criado pela tecnologia de computador onde as pessoas podem mergulhar e atuar como são na vida real. Em termos simples, é como estar envolvido em uma encenação em que você pode fazer qualquer coisa como no mundo normal, a única diferença é que você está dentro de uma máquina.
Avatares da moda surgiram
Atualmente, a maioria das pessoas é apresentada a essa realidade cibernética por meio de jogos de computador. No entanto, a realidade virtual não termina aí. Espera-se que as barreiras geográficas desapareçam à medida que pessoas de diferentes partes do mundo se comunicam e se tornam amigas. O mundo virtual passou a ser considerado a melhor forma de se comunicar com os amigos, pois tem um toque mais pessoal do que o chat e o correio eletrônico. No entanto, o chat está lidando agora com o surgimento de avatares da moda para representar a si mesmo.
Além disso, os desenvolvedores estão tornando-o mais produtivo à medida que a tecnologia avança. Daqui a alguns anos, este ambiente cibernético fará parte do progresso do turismo e da indústria. Shoppings virtuais estão sendo vistos, bem como representações virtuais dos marcos do mundo. Assistentes de avatar ou assistentes de voz são programados na máquina para ajudar nas compras e na visualização.
Tarefas perigosas
Embora a realidade virtual seja comumente atribuída a entretenimento e jogos, ela também está sendo considerada um campo de treinamento para operadores de tarefas perigosas e como auxílio de aprendizagem para alunos.
Exemplos dos primeiros são os de aviação, médicos, marítimos, espaciais, militares, de arquitetura e qualquer outro escritório que represente perigo para operadores amadores durante o treinamento. Com a ajuda do escritório virtual, não só a segurança está sendo observada, mas também o custo. Não há necessidade de desperdiçar fundos com equipamentos caros; apenas um único banco de dados em um servidor de computador é necessário.
Quanto a este último, o aprendizado seria mais fácil se os educadores mergulhassem os alunos no mundo que estão tentando explicar - seja sobre como a Terra gira, como funciona o corpo humano ou mesmo como um tornado se desenvolve. O aprendizado seria universal, pois um servidor poderia alimentar a educação para todos.
O potencial do mundo cibernético de contribuir para a melhoria do mundo real ainda tem um longo caminho a percorrer. Os ambientes virtuais podem não ser tão suaves e perfeitos como o mundo em que vivemos, mas esforços contínuos estão sendo feitos para torná-lo mais real do que virtual.
Nesse caso, as contribuições de entretenimento, aprendizado, sociais e de treinamento dessa tecnologia amplamente aceita serão mais eficientes do que nunca. Portanto, fique quieto e prepare-se para ver o mundo inteiro em um piscar de olhos com a realidade virtual!