Lembra quando você aprendeu a andar de bicicleta ou de carro? Suas primeiras tentativas foram um tanto estranhas, não foram? Essas atividades são habilidades; quanto mais você pratica, mais realizado você se torna. Direito? Escrever também é uma habilidade, e praticar a escrita melhora nossa escrita, assim como dirigir um carro nos torna melhores motoristas. Vamos praticar a escrita de um parágrafo, mas lembre-se, esse esforço deve ser praticado muitas vezes. Vamos dar o primeiro passo agora.
Primeiro, escolha um tópico com o qual você esteja familiarizado. Sua escolha não precisa ser complicada; na verdade, o tópico pode ser simples, desde que você conheça as ideias que está apresentando. Normalmente, sabemos muito sobre nossa família, nossas experiências, positivas e negativas, e o mundo ao nosso redor. Por exemplo, alguns tópicos possíveis são um parente favorito, um vizinho intrometido, férias memoráveis ou férias memoráveis. Qualquer um desses tópicos exige que relembremos pessoas e eventos mais próximos de nós.
Em seguida, faça um brainstorm ou anote tudo o que puder pensar sobre este tópico. Evite usar frases completas. Em vez disso, apenas escreva pensamentos aleatórios sobre o seu tópico. Alguns de seus pensamentos podem estar fora do assunto. Você pode riscá-los mais tarde. Uma fonte de inspiração no brainstorming são nossos cinco sentidos: olfato, paladar, tato ou tato, audição e visão. Tente relembrar os sentidos relacionados ao seu assunto. Isso deve ajudá-lo a ter algumas idéias.
Depois de terminar o brainstorming, examine sua lista de ideias e risque qualquer coisa na lista que não seja diretamente relevante para o tópico que você escolheu. Ter vários itens em sua lista que não estão relacionados ao tópico é uma parte natural do brainstorming. Para obter as melhores ideias, muitas vezes temos que classificar vários conceitos que podem não estar relacionados. Essa classificação faz parte do processamento de nossos pensamentos.
Depois de riscar as afirmações não relacionadas de sua lista, estude as idéias restantes e selecione as três ou quatro melhores para o seu parágrafo e coloque os números 1, 2 ou 3 ao lado de cada afirmação. Essas frases serão razões, fatos ou exemplos de sua ideia principal.
Em seguida, coloque a caneta no papel enquanto coloca suas ideias restantes em forma de parágrafo; você deve ter pelo menos três detalhes principais de apoio para este parágrafo. Depois de cada um dos três detalhes de apoio coletados em seu brainstorming, escreva duas ou três frases que expliquem esses detalhes de apoio.
A última etapa é redigir uma declaração geral que resuma os detalhes de apoio em uma frase. Esta frase é sua frase de tópico e deve ser colocada como a primeira frase do parágrafo. A frase do tópico não contém detalhes de apoio; é uma declaração abrangente que cobre o que os detalhes de apoio estão discutindo.
Depois de finalizar seu parágrafo, peça a um amigo honesto para ler seu parágrafo e sugerir quaisquer melhorias possíveis. Revise conforme necessário.
Finalmente, deixe seus escritos de lado por alguns dias e volte mais tarde. Você pode ver pontos perdidos antes. Se necessário, revise novamente.
Você está a caminho agora. Sempre que possível, obtenha feedback de outros escritores ou professores, e não se esqueça da primeira vez que você dirigiu um carro ou andou de bicicleta. Essas habilidades exigiam prática, assim como a escrita. Tempo e prática sempre trazem melhorias.
Ferramentas necessárias:
Canetas de escrita pretas ou azuis
Folha de caderno
Cuidado:
A revisão é para todos os escritores, não apenas para iniciantes.