Encontre um diploma em restauração de arte: faculdades e universidades de arte
Gil Pacheco de Santos
• 4 min de leitura
Comece sua carreira na arte visitando estas escolas de arte
A obtenção de um diploma em restauração de arte pode fornecer a você um caminho para uma carreira gratificante. Restaurar arte é reparar danos em pinturas, esculturas, tecidos, manuscritos, murais e assim por diante. Conservação de arte, no entanto, é o processo que conserva os artefatos de épocas anteriores, limpando e fixando-os com vários materiais, incluindo, mas não se limitando a, tinta e cerâmica. As duas áreas de estudo geralmente são tratadas de forma intercambiável.
Embora a restauração e a conservação da arte sejam semelhantes em algum grau, a primeira tem sido polêmica ao longo dos anos porque frequentemente envolve mudanças irreversíveis na obra original. Ambos os tipos de artista tentam manter a integridade do artefato. Mas um conservador irá consertar o material para preservá-lo por gerações, na tentativa de tornar todas as alterações reversíveis. Por outro lado, o restaurador irá reparar o material da maneira que ele acha que deve ser. Além disso, um restaurador usa técnicas de limpeza para fazer o artefato parecer mais puro, o que é contrário ao objetivo do conservador - tornar o artefato o mais genuíno possível.
Os conservadores das escolas são geralmente treinados academicamente, possuindo um diploma de bacharel ou mestrado em Belas Artes (MFA). Os restauradores, por outro lado, normalmente melhoram suas habilidades por meio de treinamentos, workshops, estágios e outros programas. Muitas faculdades ou universidades oferecem cursos de especialização nessas duas técnicas. Para restauradores, as seguintes escolas de arte oferecem cursos especializados em conservação, história e crítica. Algumas dessas instituições oferecem cursos de bacharelado ou mestrado que o ajudarão a seguir uma carreira:
Muitas universidades fora da Europa, especialmente na Europa, oferecem aulas e diplomas também. Exemplos são a Royal Academy of the Arts na Bélgica, a Academy of Fine Arts em Praga, a Northumbria University no Reino Unido e Lorenzo de 'Medici na Itália.
Educação
Normalmente, os programas levam três anos com uma mistura de estágio, exames orais e escritos e trabalhos de pesquisa. Alguns programas já são especializados, exigindo habilidades específicas, como restauração de pinturas, conservação de papel, restauração de molduras, etc. Antes de selecionar um curso, determine o material com que deseja trabalhar e se está ou não interessado em um trabalho curatorial.
Alguns dos materiais que você pode escolher como especialidade são tecidos, madeira, papel, fotografias, pinturas e esculturas. Depois de escolher o meio com o qual deseja trabalhar, será mais fácil selecionar os cursos. Existem muitos cursos que todos os alunos de restauração de arte precisarão para obter um diploma. Essas aulas são história da arte, arqueologia, química, artesanato, filosofia e ética.
Estágios Para estágios, você pode ser obrigado a trabalhar na mesma área geográfica após a formatura, por isso é importante que você esteja pronto para esse ambiente. Antes de se inscrever, você também achará útil verificar as organizações ou museus com os quais a escola tem uma conexão. Um desses lugares é o Museu de Belas Artes de Boston, Massachusetts. Estudantes de arte que frequentam qualquer faculdade podem se inscrever para um estágio no museu. Eles também têm um programa para quem deseja ser voluntário ou interessado em um emprego permanente.
O trabalho A maioria dos alunos que obtêm um diploma de restauração de arte trabalhará para um museu ou organização semelhante. Eles lidam com os processos que envolvem o envio de um artefato para a galeria. Isso inclui viajar por todo o mundo para verificar a autenticidade e obter itens de importância histórica; transporte de itens para o museu para restauração; concluir o trabalho em objetos para que tenham a mesma aparência que tinham quando foram criados pela primeira vez; e, finalmente, encontrar um lar final para o artefato, seja ele em exibição ou armazenado para proteção.
Todas as obras chegarão a um ponto em que precisarão de restauração de qualidade devido ao processo de envelhecimento provocado por climas variados e exposição ao ambiente natural. Por causa disso, os trabalhos exigem o uso de habilidades de primeira linha para reter o caráter, o valor e a integridade de um artefato. Depois de se formar, você pode começar sua carreira artística!