Como escrever uma carta de recomendação: cartas de recomendação?

Não concorde em escrever uma carta
Se você honestamente não pode recomendar a pessoa para o trabalho, não concorde em escrever uma carta.

Obtenha dicas para escrever uma carta de recomendação para empregos, faculdades e muito mais

Existem muitos motivos pelos quais você pode ser solicitado a escrever uma carta de recomendação. Talvez uma ex-funcionária precise de uma referência em seu novo ramo de trabalho, sua governanta deseja conquistar novos clientes, sua babá favorita está procurando seu primeiro emprego "de verdade" ou seu estagiário de longa data está se candidatando a uma faculdade. Embora uma carta de recomendação de faculdade possa variar um pouco das cartas de recomendação de empregos, você ainda pode usar o mesmo formato básico.

A pessoa que está pedindo a carta pode lhe dar um envelope endereçado
A pessoa que está pedindo a carta pode lhe dar um envelope endereçado e selado, o que torna seu trabalho mais fácil.

Não importa quais sejam as circunstâncias, existem algumas diretrizes que você pode seguir ao escrever.

  1. Se você honestamente não pode recomendar a pessoa para o trabalho, não concorde em escrever uma carta. É difícil descrever com precisão e promover as características positivas de uma pessoa. É duas vezes mais difícil transformar os traços negativos de alguém em algo que se assemelha a um elogio. Portanto, nem tente.

    Em vez disso, você pode dizer à pessoa: "Sinto muito, mas realmente não acho que sou a melhor pessoa para escrever sua recomendação." Se ele insistir em uma explicação, você pode dizer que não trabalhou próximo o suficiente para conhecer totalmente seu estilo de trabalho ou ética. Ou seja brutalmente honesto: "Não acho que você se encaixe bem nessa empresa. A equipe de vendas deles depende muito do trabalho em equipe, e você sempre pareceu trabalhar melhor de forma independente aqui." Ou, "Embora eu possa apreciar como você costuma olhar para o quadro geral, sei que Mary precisa de alguém que seja muito voltado para os detalhes."

  2. Depois de concordar em escrever a carta de recomendação, descubra se há um prazo e obtenha o nome e o endereço corretos do destinatário. A pessoa que está pedindo a carta pode lhe dar um envelope endereçado e selado, o que torna seu trabalho mais fácil. Se for uma carta genérica que o candidato a emprego pode usar em diferentes circunstâncias nos próximos anos, você pode usar "A quem possa interessar" ou simplesmente começar sua carta sem uma saudação.
  3. Pergunte ao candidato se há algo em particular que ele deseja que o destinatário saiba. Isso o ajudará a identificar os pontos que o ajudarão a conseguir o emprego. Escrever uma carta de recomendação pode ser difícil se você não estiver ciente das habilidades que o destinatário precisa destacar.
  4. Comece a carta se apresentando e explicando seu relacionamento com o candidato a emprego: "Como vice-presidente de marketing da empresa XYZ, empreguei Jennifer Jones como minha assistente executiva nos últimos três anos."
  5. Em seguida, detalhe o que o candidato a emprego fez em sua posição atual. Observe como as tarefas que ela fez em seu trabalho atual podem estar relacionadas ao cargo para o qual está se candidatando e explique como ela se destacou em seu emprego: "Como minha assistente, Jennifer agendou todas as minhas reuniões, atendeu meu telefone, abriu meu e-mail, preenchi a papelada e providenciou minha viagem de negócios. Embora ela sempre tenha sido uma fabulosa assistente administrativa, ela realmente mostrou seu verdadeiro talento em marketing desde que começou a participar de nossas reuniões semanais de brainstorming este ano. Os gerentes executivos da empresa apreciaram seus comentários perspicazes, e eles usei muitas de suas sugestões em nossa nova campanha de branding. "
  6. Ofereça alguns detalhes para ajudar a ilustrar por que você recomendaria essa pessoa para o trabalho. Não se esqueça de mencionar não apenas a ética de trabalho do candidato a emprego, mas também suas características pessoais. Existem algumas características, como ser um "jogador de equipe", um "trabalhador", um "colega amigável" ou uma "pessoa otimista", que são atraentes para qualquer empregador: "Ela recentemente assumiu o grande (e ingrato) tarefa de preparar uma apresentação multimídia para nossas filiais estrangeiras, ao mesmo tempo em que continuava a fazer seu trabalho administrativo normal. Jennifer concluiu este importante projeto no prazo com um sorriso no rosto - embora eu saiba que ela trabalhou muitas noites para concluí-lo.Este é apenas um exemplo de como Jennifer sempre foi acima e além por nós aqui na XYZ. "
  7. Use pelo menos três adjetivos para descrever o candidato a emprego e assine: "Se eu tivesse que descrever Jennifer Jones em um punhado de palavras, diria que ela é trabalhadora, orientada para os detalhes, inteligente e trabalha em equipe - exatamente o tipo da pessoa que você gostaria de ter na sua empresa. Na verdade, eu gostaria que tivéssemos uma vaga para Jennifer aqui na XYZ, mas, no momento, nossas vagas de marketing de nível básico estão preenchidas. Ela se encaixaria perfeitamente como associada de marketing na ABC. Sugiro que você a pegue antes que outra pessoa o faça. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo. "
  8. Não se esqueça de verificar a ortografia do seu trabalho. Você pode pedir a um amigo ou colega que leia sua carta antes de enviá-la. É sempre bom ter um segundo par de olhos revisando tudo o que você escreveu - especialmente algo tão importante quanto uma carta de recomendação.
Artigos relacionados
  1. Como escrever um testamento em vida?
  2. Como se tornar um ator de voz?
  3. Como desenhar o cabelo?
  4. Como ler notas musicais: Conselhos para todos os instrumentos musicais?
  5. Torne-se uma atriz: aulas, agentes, networking e audições
  6. Como fazer breakdance: moinho de vento?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail