Desenhar o cabelo é bastante fácil se você fizer isso da maneira certa e seguir as etapas na ordem correta. Pode ser frustrante tentar criar os detalhes primeiro.
Crayon conte preto
Para esta demonstração, usarei apenas três itens: uma folha de papel cinza, um giz de cera Conte preto e uma borracha amassável.
1) Obtenha a massa certa 2) Retire os destaques 3) Adicione detalhes
Cabelo liso para trás
A primeira demonstração é de um jovem que puxa o cabelo para trás e, presumivelmente, o mantém lá com 'produto'. Seu cabelo tem um pouco de volume, sem ser um 'topete'.
Usando o giz de cera Conte, bloqueio a forma do cabelo, puxando-o na direção em que o cabelo flui. Você pode usar giz de cera Conte nas pontas ou nas laterais.
Depois de estabelecer a forma, borrão o pigmento com um dedo para suavizar o tom e coloco uma base de cor da qual posso tirar os destaques. Se você não gosta de manchas nas pontas dos dedos, pode borrar com uma ferramenta chamada 'toco de mistura' ou 'pisar', que é papel macio enrolado. Eu não me importo com eles para esta aplicação porque eles removem muito pigmento do papel.
A Figura 2 mostra o desenho borrado e a borracha amassada que usarei para puxar o pigmento nas áreas onde quero que o cabelo pareça brilhar. Você pode puxar a borracha em qualquer formato e, depois de usá-la para tirar o pigmento, terá que puxar outro canto para obter um ' ponto limpo ' para usá-lo novamente. Os grãos de pigmento são incorporados à goma, mas você pode usar uma dessas borrachas por algum tempo antes que ela fique tão entupida com partículas que você precise obter uma nova.
A Figura 3 mostra a demonstração finalizada. Apaguei os realces no 'do' e depois voltei com o Conte preto para estabelecer detalhes como sombras e fios de cabelo individuais. Você pode parar neste ponto para um esboço ou iterar este processo adicionando mais e mais detalhes até que o efeito esteja tão polido quanto você deseja.
A segunda demonstração é de um penteado elegante de mulher. É ligeiramente assimétrico e mais comprido nos lados do que atrás. Eu sigo o mesmo processo descrito acima, primeiro definindo a forma do cabelo e, em seguida, borrando e retirando as mechas. Existem vários destaques neste penteado, pois existem várias fontes de luz. As Figuras 4, 5 e 6 mostram a progressão deste desenho.
Recomendo que os iniciantes adotem estilos de cabelo mais simples como esses enquanto aprendem o processo. Penteados mais sofisticados com cachos são realizados da mesma maneira, mas são apenas mais demorados. Cada destaque e sombra precisa ser definido para apresentar o efeito completo do mais elaborado 'fazer'.