Como se certificar de que as flores de tomate frutificam?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
Plantar seus próprios tomates pode ser muito emocionante. Quando você vê as flores crescendo, a próxima coisa que você espera é ver os tomates vermelhos maduros e suculentos. Não é tão simples assim. Eles podem crescer e crescer, mas não necessariamente dar frutos. Nada pode ser mais frustrante do que cuidar de uma planta frutífera que não frutifica. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo.
Diminua os níveis de nitrogênio no solo do seu jardim. Escolha seus fertilizantes com sabedoria. Os fertilizantes com alto teor de nitrogênio ajudarão suas plantas a crescerem muitas folhas e muito altas. Mas não ajudará no cultivo de flores, que são necessárias para dar frutos. Em vez disso, aumente a ingestão de cálcio de suas plantas. Adicione fosfato ou potássio na forma granular.
Exponha suas plantas de tomate a muita luz solar. As plantas frutíferas precisam de muita luz solar. Transfira seus tomates para a parte mais ensolarada de sua casa verde. Os tomates adoram o sol. Mas eles não gostam do calor, por isso tome cuidado para que não sequem. Mantenha o solo úmido o tempo todo.
Ventile suas plantas ou dê uma boa sacudida de vez em quando. Se não houver brisa natural em sua casa verde, instale um ventilador elétrico com configuração baixa para uma brisa suave. Ligue o ventilador duas vezes ao dia por dez a quinze minutos. O fator vento vai agitá-los e forçá-los a fortalecer seus caules. Caules fortes são necessários para trazer os nutrientes de que os tomates precisam para dar frutos. Alguns agricultores literalmente pegam seus tomates e os sacodem um pouco. Parece um amor difícil, mas mantém a planta forte e saudável.
Regue-os uma vez por semana. Os tomates precisam "morrer de fome" um pouco para acionar seu ciclo reprodutivo natural. Em vez de mimar sua planta regando-as aos poucos diariamente, regue-a uma vez por semana com um a dois copos de água, dependendo do tamanho da planta. Dê-lhe muita água até que o solo não consiga absorver tudo. Eventualmente, sua planta de tomate irá absorver tudo. Mas, como mencionado anteriormente, certifique-se de que o solo não se torne seco durante aquela semana de "passar fome" seu tomate.
Apare galhos que não dão frutos. Eles são literalmente "sugadores", pois sugam os nutrientes necessários dos galhos que dão frutos. Você pode identificar facilmente esses ramos, pois eles crescem a menos de um milímetro de distância dos ramos maiores na parte superior. Quando eles começarem a crescer, não tenha medo de cortá-los imediatamente.
Use cobertura morta em seu solo. Existem diferentes tipos para usar, mas os tomates preferem palha ou camadas finas de cobertura morta se a sua estufa já estiver bem quente. A cobertura morta ajudará a manter o solo úmido e quente. Experimente usar plástico também. Os tomates são plantas tropicais e acostumados com o calor.
Seja paciente com suas plantas de tomate. Muitos fatores afetam seu crescimento e potencial de frutificação. Os tomates também podem ser muito sensíveis. Forneça-lhes o que precisam e eles fornecerão tomates vermelhos frescos e saudáveis.