Como calcular seno, cosseno e tangente

Para a função cosseno
Para a função cosseno, divida o comprimento do lado adjacente em relação ao ângulo com o comprimento da hipotenusa.

Seno, cosseno e tangente são valores derivados das relações entre os lados dos triângulos. Esses valores são freqüentemente encontrados no ramo da matemática chamado trigonometria.

Veja como você calcula o seno, cosseno e tangente. Todos eles são baseados em triângulos retângulos. Antes de mais nada, é melhor definirmos os termos a serem usados.

Perna diretamente oposta

Essas funções são calculadas em relação a qualquer um dos dois ângulos em um triângulo retângulo, exceto para o ângulo de 90 o que torna o triângulo retângulo reto. O lado oposto é a perna do triângulo que é diretamente oposta ao ângulo do qual você está assumindo a função (seno, cosseno ou tangente). O lado adjacente é a perna que está diretamente conectada ao ângulo, mas não é a hipotenusa, que é o lado mais longo do triângulo (geralmente também a perna diretamente oposta ao ângulo reto).

Mnemônicos

Use o mnemônico trigonométrico SOH CAH TOA. Esta é uma maneira bacana de lembrar como cada uma das funções trigonométricas pode ser calculada com base nos lados do triângulo.

Seno = oposto / hipotenusa

Para a função seno, tudo o que você precisa fazer é dividir o comprimento do lado oposto ao ângulo pela medição da hipotenusa. A hipotenusa é o lado mais longo do triângulo.

Cosseno = adjacente / hipotenusa

Para a função cosseno, divida o comprimento do lado adjacente em relação ao ângulo com o comprimento da hipotenusa.

Tangente = oposto / adjacente

Para a função tangente, divida o comprimento do lado oposto em relação ao ângulo pelo comprimento do lado adjacente.

Tangente são valores derivados das relações entre os lados dos triângulos
Seno, cosseno e tangente são valores derivados das relações entre os lados dos triângulos.

Lembre-se sempre de que os valores são derivados dos ângulos do triângulo. Quando escrito, por exemplo, deve ter a seguinte aparência: pecado 90 o ou pecado 90 graus.

Calculadora

Você também pode usar uma calculadora para resolver funções trigonométricas. Isso se torna muito útil ao resolver problemas de física em que a maioria dos valores vem em vetores.

Função trigonométrica desejada

Algumas calculadoras exigem que você insira o valor do ângulo primeiro, antes de pressionar a função trigonométrica desejada.

Há alguns que exigiriam exatamente o oposto - você teria que pressionar a função trigonométrica antes de fornecer o ângulo.

Esteja ciente das peculiaridades de sua calculadora. Leia o manual. Se você não quiser ler o manual, observe como a calculadora reage aos valores inseridos nele. Se você estiver fazendo algo errado, normalmente será alertado com uma mensagem de "erro". Ou você pode ter que calcular os resultados manualmente primeiro, para saber como usar sua calculadora corretamente.

As funções trigonométricas não têm unidades. Como você está dividindo dois comprimentos, as unidades efetivamente se cancelam. O que resta é uma proporção sem unidades. Essas funções geralmente são úteis quando você está calculando as peças que faltam no quebra-cabeça. Por exemplo, você pode ter um triângulo onde apenas dois dos comprimentos de lado são fornecidos. Se você conhece os ângulos e os cálculos, pode usá-los como variáveis em suas equações SOH CAH TOA.

Quer você prefira usar o método de mão longa ou uma calculadora, a matemática sempre requer muita prática. Pegue exemplos de problemas em seu livro de álgebra ou pesquise exercícios e problemas com palavras que envolvam funções trigonométricas na Internet.

Artigos relacionados
  1. Como controlar o bullying na escola?
  2. Como converter medidas de distância?
  3. Como criar uma programação de sala de aula do ensino fundamental?
  4. Como converter medidas de tempo?
  5. Como criar um quadro de memória de formatura?
  6. Como criar taquigrafia?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail