Como criar transições suaves para crianças do jardim de infância?
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
O jardim de infância é uma parte monumental da vida de uma criança. Embora possa parecer normal e comum para os adultos, as crianças veem o mundo de maneira diferente. Eles podem não estar acostumados com a sensação de estar com outras crianças e outras pessoas de autoridade. Eles podem não ser usados em um ambiente fora de casa. Portanto, professores e pais devem trabalhar juntos para ajudar a deixar as crianças do jardim de infância em um estado mais confortável, de modo que não entre em pânico com a transição para o jardim de infância e as mudanças em seu ambiente.
Expectativas. A primeira coisa que você precisa fazer é conversar com a criança sobre o que esperar sempre que houver mudanças e transições. Isso é especialmente útil se as crianças estiverem subindo em seu nível (por exemplo, do jardim de infância do primeiro ao último ano, ou mesmo de uma escola grande). Embora as crianças tenham uma maneira diferente de entender o mundo, elas podem ser extremamente perceptivas e observadoras. Eles gostam de entender o que está acontecendo ao seu redor.
Jogo estruturado
Rotinas. Quanto às pequenas transições, como as atividades cotidianas, o estabelecimento de rotinas estabelecidas pode ajudar a suavizar as transições entre essas atividades. Por exemplo, para uma aula do jardim de infância pela manhã, você pode definir uma rotina que se repete todos os dias sem nenhuma ou muito poucas mudanças. Isso pode incluir um momento de canto juntos pela manhã, seguido por alguma peça estruturada, depois lanches, então um cochilo e então mais atividades antes de finalmente se despedirem no final da aula.
Símbolos ou sinais. Enquanto você segue as atividades da rotina da classe, será uma boa ideia estabelecer sinais ou símbolos que indicarão uma mudança na atividade. Por exemplo, tocar uma campainha ajudará a lembrar as crianças de que podem esperar uma mudança na atividade em breve. Ou, trazer giz de cera, lápis e papel pode sinalizar que eles devem iniciar suas atividades de desenho e escrita.
Eventos estruturados. Além de ter uma rotina definida para o dia, cada atividade e evento que uma turma do jardim de infância realizará deve ter alguma estrutura. Tenha algumas regras de classe. Os simples servirão, como "sem gritos", "sem correr", "sem pegar brinquedos" e coisas do gênero. Em geral, é melhor ser positivo, como encorajar as crianças a compartilhar seus brinquedos em vez de pedir que não agarrem os brinquedos dos outros.
Música. A música pode ser uma ótima maneira de estabelecer a rotina em uma classe do jardim de infância. A maioria das aulas do kinder tem um "tempo de círculo" no início do dia, quando as músicas são usadas para animar a manhã. O professor pode usar esse tempo para obter a frequência, por exemplo, cantando uma "música matinal" ou uma "música olá". Você também pode ajudar a transmitir o conceito de clima e dias da semana por meio de músicas. A música também pode ajudar a sinalizar o fim de um dia escolar, com uma canção de "adeus". As músicas não são apenas para entretenimento, mas também ajudam a ensinar algumas lições, que são mais fáceis de aprender quando as crianças aprendem a cantá-las de cor.
Criar transições suaves em um ambiente de jardim de infância envolve rotina, sinais e estrutura. Isso ajudará as crianças a se acostumar com as mudanças e mudanças nas atividades ao longo do dia.