Como falar com seu filho adolescente sobre tabagismo na adolescência?
Renato Wilson Pires
• 4 min de leitura
Os perigos de fumar são bem conhecidos. Ao longo dos anos, pesquisas médicas provaram repetidamente que os fumantes correm maior risco de doenças cardíacas, câncer e uma série de outros problemas de saúde. Dito isso, gerações de pais lidaram com como evitar que seus filhos fumem. Hoje em dia, é mais importante do que nunca discutir os perigos de fumar com seu filho. Aqui estão algumas dicas sobre como conversar com seu filho sobre o tabagismo:
Traga o assunto à tona, porque seu filho provavelmente não o fará. A maioria dos adolescentes não se sente confortável falando sobre certos assuntos com seus pais - especialmente comportamentos "ruins" como fumar ou beber. É seu trabalho abordar esses assuntos com seu filho adolescente - e você deve começar a falar sobre isso antes mesmo de seu filho chegar à adolescência. A maioria das escolas promove programas de conscientização antitabagismo e drogas a cada ano, portanto, quando o programa chegar à escola de seu filho, aproveite a oportunidade para conversar com seu filho sobre o que ele aprendeu.
Discuta os riscos. Os adolescentes pensam que são invencíveis - eles realmente não estão pensando nos efeitos que fumar terá em seus corpos. Você deve contar a seu filho sobre os efeitos prejudiciais do fumo e fazê-lo com detalhes gráficos. Se um membro da família ou amigo está doente ou morreu de uma doença relacionada ao fumo, conte a seu filho sobre isso. Às vezes, uma dura realidade é tudo o que é necessário para colocar os adolescentes no caminho certo.
Aponte os outros efeitos colaterais. Adolescentes parecem pensar que eles são imunes à doença, então diga o adolescente sobre os efeitos colaterais que eles realmente fazer preocupam. Dentes amarelos, rugas, o cheiro horrível de fumaça de cigarro no cabelo ou no hálito de um fumante. E quanto ao custo dos cigarros? Peça ao seu filho adolescente que some quanto custaria se comprasse um maço de cigarros por dia - ele poderia comprar muitas roupas ou ingressos para shows com todo esse dinheiro! Fumar é um hábito caro e viciante, então dê a seu filho todos os detalhes sombrios para tentar evitá-lo de tentar.
Arme-se com algum material de backup. Compre alguns livros sobre o tabagismo adolescente e peça-lhe que os folheie sozinho ou com você. Smoking 101: An Overview for Teens, de Margaret Hyde e John Setaro, e Teen Smoking: Understanding the Risks, de Daniel McMillan, são dois livros que descrevem os perigos de fumar de uma forma que os adolescentes possam se identificar.
Use recursos online. Os adolescentes podem definitivamente se relacionar com a Internet, então encaminhe-os a algumas fontes online importantes que ela pode verificar. Sites como o No Smoking têm vídeos educacionais e discussões motivacionais, bem como dicas para parar de fumar. O Teens Against Tobacco Use (TATU) é um grupo de tutoria de pares que hospeda grupos em escolas de ensino médio em todo o país - e é patrocinado pela European Lung Association. A verdade é um site antitabaco carregado de imagens para adolescentes, fatos sobre o tabaco e ferramentas de aprendizagem, como jogos. E se você está lidando com um adolescente que já começou a fumar, Gottaquit.com é um site que fornecerá recursos e motivação para ajudar seu filho a abandonar o hábito.
Dê um bom exemplo. Se você é fumante - mesmo um fumante ocasional - vai parecer hipócrita quando você tentar conversar com seu filho sobre os perigos do fumo. Claro, muitos fumantes tentam contar aos filhos como fumar é ruim e como eles gostariam de nunca ter começado a fumar, mas as ações falam mais alto que as palavras. Nunca é tarde demais para largar o vício sozinho - e isso tornará suas conversas com seu filho muito mais eficazes.