Como entender como funciona a citometria de fluxo?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
A citometria de fluxo é uma das técnicas mais populares para classificar, contar, classificar e identificar partículas minúsculas, como cromossomos. A citometria de fluxo utiliza uma corrente suspensa de fluidos onde as partículas são injetadas. Um dispositivo de detecção eletrônico é então usado para analisar a forma, a substância e outras características das partículas em questão. Geralmente, a citometria de fluxo é usada para diagnosticar doenças celulares, como câncer e outras doenças relacionadas ao sangue. A citometria de fluxo também é usada para separar células sexuais para cientistas que precisam criar populações de amostras específicas para testes e experimentos. Aqui estão algumas maneiras de entender como funciona a citometria de fluxo.
Fluxo de análise de células de fluxo
Formação médica. A maneira mais fácil de você se familiarizar com o funcionamento da citometria é através da faculdade de medicina. Muitos patógenos são identificados por meio do uso de análise FACS, citometria celular, fluxo de análise de células de fluxo e outros testes de protocolo de fluxo. Uma das melhores vantagens da formação médica é que você poderá não apenas entender como a técnica e o processo funcionam, mas também praticá-los em primeira mão. A maioria das escolas médicas exige que os alunos pratiquem a técnica em primeira mão, especialmente porque você vai usar isso para identificar patógenos se continuar a estudar e se tornar um médico certificado.
Recursos online. Uma desvantagem da faculdade de medicina, entretanto, é que ela consumirá muito tempo e dinheiro. Se você só precisa saber noções básicas de citometria de fluxo, tente usar recursos online. Existem muitos recursos online que lhe darão acesso gratuito a uma série de materiais de leitura sobre o assunto. A Wikipedia, por exemplo, tem artigos relacionados à citometria de fluxo. Se, por outro lado, você deseja recursos online mais precisos sobre citometria de fluxo, pode usar jornais online revisados por pares. EBSCO é um popular site de pesquisa online que permitirá a você pesquisar resultados filtrados que são revisados por pares. A EBSCO se concentra na pesquisa acadêmica, o que significa que os trabalhos mais recentes sobre citometria de fluxo provavelmente serão encontrados no local.
Realização de citometria de fluxo
Tutoriais. Se você não gosta de ler muitos textos sobre as nuances da citometria de fluxo, experimente os tutoriais em vídeo. Os tutoriais em vídeo são fáceis de entender e requerem apenas alguns minutos do seu tempo. Eles também vêm equipados com gráficos e imagens para ajudá-lo a realmente entender como funciona a citometria de fluxo. Um dos melhores vídeos para você conferir está no site da Invitrogen. O tutorial no site explicará como analisar células usando a citometria de fluxo, onde ela pode ser usada e quais técnicas são usadas para realizar a citometria de fluxo.
FICCS. Finalmente, você pode conferir a Flow Informatics and Computational Cytometry Society, que é um grupo focado em tudo sobre citometria de fluxo. O grupo foca em meios para melhorar a citometria de fluxo, maneiras de aplicar a técnica em novos campos e na formação e criação de novos dispositivos para medir melhor as partículas por meio da citometria de fluxo. Você pode ingressar no FICCS gratuitamente, e a organização está aberta a todos os interessados em citometria.
Seja para um relatório de livro ou simplesmente por interesse, aprender mais sobre citometria de fluxo pode ser feito por meio dessas etapas. Com um pouco de pesquisa, você será capaz de entender como as doenças são diagnosticadas e como as células são classificadas.