A maioria das empresas fará uma revisão anual de seus funcionários. Como parte da revisão anual, um gerente também pode exigir que um funcionário forneça uma revisão por pares. Uma revisão por pares pode ajudar um gerente a determinar como um funcionário interage com seu departamento ou com outro departamento da empresa. Escrever uma revisão por pares não precisa ser complicado ou mesmo tedioso. Seguir as etapas abaixo o ajudará a manter o foco em escrever uma avaliação por pares adequada.
O primeiro passo para escrever uma revisão por pares é revisar o documento fornecido. Uma revisão por pares de funcionários geralmente pedirá avaliações em várias áreas, incluindo, mas não se limitando a: habilidades de gestão, iniciativas de funcionários, questões éticas, qualidade e oportunidade. A maioria das avaliações dos funcionários será configurada em uma escala de pontos e solicitará que o revisor forneça uma classificação. Também será solicitado que você faça comentários adicionais, quando possível. Se não houver papelada de avaliação preparada, entre em contato com o funcionário ou seu gerente para determinar que parte da função de trabalho precisa ser avaliada.
A revisão por pares lista habilidades financeiras
A segunda etapa para escrever uma revisão por pares é certificar-se de que você compreende o papel do funcionário na empresa. Você precisa entender o que implica a função de seu trabalho no que se refere ao seu departamento. É normal deixar uma seção da revisão por pares em branco se essa área não estiver relacionada à sua parte na organização. Por exemplo, se a revisão por pares relacionar habilidades financeiras e o funcionário não fornecer informações financeiras ao seu departamento, deixe esta seção em branco no formulário. Concentre-se apenas nas áreas da revisão por pares onde você pode fornecer informações ao gerente para ajudar a completar a avaliação do funcionário.
O terceiro passo para escrever uma revisão por pares é permanecer imparcial. Não deixe que seus sentimentos pessoais, sejam positivos ou negativos, influenciem suas avaliações sobre o funcionário. Por exemplo: ao escrever uma revisão por pares, se você classificar o funcionário como um em cinco (sendo um o mais baixo), em qualidade, explique por quê. Dê exemplos de projeto (s) que foram devolvidos ou não concluídos, ou explique onde você acha que o funcionário está consistentemente ficando aquém das expectativas do seu departamento, tais como: fornecimento consistente de dados atrasados, ter que acompanhar o funcionário para obter informações adicionais e quaisquer outras questões. Por outro lado, se o funcionário atinge ou supera a qualidade de maneira consistente, explique por que você acha que o funcionário se destaca. Lembre-se de que você está escrevendo uma resenha sobre o trabalho real, e não sobre se gosta ou não do funcionário pessoalmente.
A quarta etapa é a etapa mais importante da revisão por pares. Reveja o que você escreveu. Pense no que isso está dizendo sobre o funcionário. Fornece ao gerente uma visão geral melhor do desempenho do funcionário no departamento? Oferece uma visão das áreas que podem ser melhoradas? Isso permite que o gerente saiba em quais áreas o funcionário está bem equilibrado? Lembre-se: o objetivo de uma revisão por pares não é apenas avaliar um funcionário; é também ajudar a administração a definir metas e agendas futuras para o funcionário.