O "sistema de travagem antibloqueio" ou ABS foi desenvolvido por fabricantes de automóveis para aumentar a segurança na direção e prevenir acidentes veiculares. É um recurso de segurança que é ativado automaticamente para evitar o excesso de direção, o que faz com que o carro escorregue dependendo das diferentes condições da estrada. Este sistema de controle ABS foi aplicado em aeronaves muito antes de ser usado em carros desde o início dos anos 90. O ABS foi desenvolvido pela primeira vez por especialistas franceses em automóveis e aeronaves em 1929.
Envia sinais digitais
O controlador ABS, também conhecido como "freio antibloqueio de controle" é conectado a sensores de freio em cada roda e às válvulas hidráulicas, onde envia sinais digitais das rodas para o controlador e, em seguida, ativa o recurso de segurança do carro.
Se o controlador ABS precisar ser substituído, há algumas dicas a serem consideradas antes de você substituir o ABS:
Você deve comprar um novo kit ABS para substituição e usar engrenagens de segurança para preparação. Certifique-se de que a peça que precisa ser trocada é compatível para evitar problemas de substituição de peças.
Desconecte o fio negativo da bateria para evitar risco de aterramento e elétrico. É aconselhável usar luvas de borracha no processo, pois é muito importante para medidas de segurança e evita curto-circuito dos fusíveis.
Em seguida, você precisa saber onde o antigo kit ABS é colocado. Abra o capô e verifique a caixa do controlador ABS. O controlador ABS está comumente localizado sob o capô dianteiro do veículo, próximo ao motor. Conhecer bem o seu carro e suas peças é uma vantagem na substituição do ABS.
Depois de localizar a caixa de ABS, remova os parafusos que prendem a caixa de ABS intacta para abri-la e você verá fios de cores diferentes e uma caixa de fusíveis com outros componentes elétricos conectados a ela.
Procure o kit de relé ABS que se parece com o que você comprou como substituto e, em seguida, remova os fusíveis primeiro e coloque-os de forma sistemática para evitar incompatibilidade. Em seguida, desconecte os fios conectados ao controlador de relé ABS principal para remoção.
Levante as travas que estão presas no controlador de relé ABS e puxe-o com cuidado para soltá-lo um pouco. Levante lentamente o controlador de relé ABS em uma direção para cima para que não cause danos aos outros componentes que devem permanecer inteiros.
Depois de remover o controlador de relé ABS, abra o pacote do kit de reposição recém-comprado e verifique se há danos de fábrica. Após a verificação, coloque cuidadosamente o substituto onde o controlador de relé ABS antigo estava localizado. Posicione o kit e coloque os fusíveis em seus respectivos lugares.
Reconecte os fios à caixa do controlador de relé ABS. Aperte as dobradiças e travas e cubra cuidadosamente a caixa do recipiente. Coloque os parafusos de volta e verifique se cada um deles está apertado manualmente. Verifique toda a unidade do recipiente para certificar-se de que a unidade ABS está fixada no lugar.
Reconecte o fio negativo ao lado negativo da bateria do carro e ligue qualquer um dos interruptores de luz para se certificar de que o fio está conectado corretamente e o carro está funcionando.
Ligue o carro e acelere um pouco para se preparar para um test drive.