Um microscópio é um instrumento usado para ampliar uma amostra (uma amostra usada para análise). Usando um microscópio, pode-se ver os detalhes minuciosos de um objeto. O microscópio é usado em diferentes campos. Os arqueólogos os usam para aprender a composição de um artefato. Na medicina, após a flebotomia (ou extração de sangue da veia), o técnico de laboratório coloca uma fina camada de sangue em uma lâmina de vidro para teste de diagnóstico. Nas escolas, os alunos podem se interessar em ver uma visão ampliada das asas de um inseto. As aplicações são infinitas.
Fabricante de brinquedos mattel fez parceria
Os três tipos básicos de microscópios são microscópio de luz, microscópio de dissecação e microscópio eletrônico. Um microscópio popular usado em várias escolas dos Estados Unidos hoje é o microscópio do computador. A fabricante de chips de computador Intel e a fabricante de brinquedos Mattel fizeram uma parceria para criar este microscópio, que é conectado a um computador por meio de uma porta USB. Em vez de uma ocular, a imagem é vista no monitor, permitindo que os alunos tirem fotos ou façam vídeos com as imagens.
As partes básicas do microscópio são:
Lente ocular - a ocular por onde você olha; tem uma lente que pode ampliar em até 10x
Corpo - tubo que conecta a ocular às lentes objetivas
Braço - usado para manusear e apoiar o microscópio
Revólver - parte rotativa que segura as diferentes lentes objetivas
Lentes objetivas - sistema de lentes que capta a luz e amplia o espécime
Estágio mecânico - plataforma onde os slides são colocados
Clipes de palco - mantenha os slides no lugar
Diafragma - controla a quantidade de luz que vai para a amostra
Iluminador - fonte de luz, que pode ser um espelho ou uma lâmpada dependendo do tipo de microscópio
Botão de ajuste grosso - move o palco para mais perto ou mais longe da lente objetiva; usado para focar em uma potência menor
Botão de ajuste fino - também usado para focar a imagem, mas com mais detalhes
Base - parte inferior do microscópio que suporta todas as outras partes
Aqui estão as etapas básicas para visualizar um espécime:
Coloque o microscópio em uma superfície plana com ampla iluminação e espaço de trabalho. Dependendo do tipo de microscópio, pode ser necessário conectá-lo e ligar a fonte de luz.
Prepare o slide. Certifique-se de que todas as suas ferramentas estejam limpas e as impressões digitais dos slides livres. Por exemplo, se você estiver retirando uma pequena amostra de um copo de urina para uma lâmina de vidro, use um conta-gotas. A coleta adequada de urina também deve ser observada para eliminar a contaminação da amostra.
Coloque as lâminas preparadas no palco mecânico, prendendo-o com clipes de palco.
Gire o botão de ajuste aproximado até que o slide esteja em foco. Ajuste o slide para que você possa ver a amostra no centro. Foque o botão de ajuste fino se precisar ver mais detalhes.
Ajuste o diafragma até que você tenha a quantidade certa de luz. A amostra não deve ser nem muito escura nem muito clara.
Foque as lentes objetivas girando a peça nasal. Comece com a menor ampliação e, em seguida, vá aumentando. Testar os diferentes níveis é necessário para que você possa escolher a visão mais clara. Ajuste o diafragma ao passar de um nível de ampliação para outro. Uma ampliação maior pode exigir mais luz.
Quando terminar, coloque o microscópio em seu lugar apropriado. Não se esqueça de limpar os slides e manter os extras nos recipientes certos para uso futuro.
Saber como usar o microscópio corretamente dá a qualquer pessoa uma imagem mais clara do que normalmente não pode ser visto a olho nu.