A imagem molecular (IM) é um ramo da medicina que se originou recentemente e ainda está em desenvolvimento, por isso existe uma grande demanda por novos profissionais especializados na área. Aqueles que desejam se tornar profissionais de MI podem ser treinados em instituições como a Academy of Molecular Imaging (AMI), uma organização que sustenta e contribui para a pesquisa e o aprimoramento no campo da imagem molecular.
O AMI é o organizador de muitos programas de treinamento com o objetivo de incentivar os cientistas a se tornarem profissionais e pesquisadores de MI. Ele é destinado principalmente a cientistas da Europa, mas estudantes de todo o mundo também são bem-vindos. O ponto central de atenção do AMI é a variedade de técnicas de MI, que são análises in vivo e in vitro, como ultrassom, imagem óptica e tomografia por emissão de pósitrons (PET), bem como tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT) e magnética imagem por ressonância (MRI).
Combinando subcategorias separadas
O AMI também está interessado em combinar subcategorias separadas de imagem molecular, como diagnóstico molecular e terapia molecular. Ele também se concentra na varredura das construções anatômicas de organismos vivos e os processos biológicos que podem ocorrer neles.
Conferência Anual da AMI. Esta conferência internacional é realizada uma vez por ano. Os profissionais de MI comentam sobre diferentes tópicos ligados à área de imagem molecular e, assim, tentam levar a pesquisa de MI a um nível mais alto. Reuniões adicionais acontecem todos os anos.
AMI Journal. O jornal da Academia é denominado Molecular Imaging and Biology. É um meio de comunicação essencial entre os membros da Academia, mantendo-os atualizados sobre novas descobertas e outros desenvolvimentos. Uma versão online da revista também está disponível no site oficial da AMI em ami-imaging.org.
Oferece oportunidades de emprego
Oportunidades de emprego. O AMI também oferece oportunidades de trabalho para profissionais especializados, como neurologistas, oncologistas ginecológicos e veterinários em clínicas e hospitais de toda a Europa.
O AMI tem quatro instituições independentes subordinadas, chamadas de Institute for Molecular Imaging (MIS), do Institute for Clinical PET (ICP), da Society of Non-Invasive Imaging no Desenvolvimento de Drogas (SNIDD) e do Institute for Molecular Technologies (EU SOU T). Quem aderir ao AMI deve selecionar uma dessas instituições, exceto o IMT, por aceitar a adesão a grupos e não a indivíduos. Cada uma dessas quatro instituições dentro da Academia tem um conselho próprio, mas a própria Academia costuma dar-lhes apoio financeiro e administrativo, e o ICP, MIS, SNIDD e IMT costumam realizar reuniões e atividades semelhantes para fortalecer a relação entre todos quatro deles.
Palestras online SNM
SNM Online Palestras e Workshops. Além do AMI, existe uma organização semelhante, a Society of Nuclear Medicine (SNM), mas é menos específica do que o AMI. O SNM também organiza palestras e workshops, e os dados discutidos nos quais são posteriormente carregados em seu site para que seus assinantes online possam acessá-los facilmente. Essas palestras online geralmente consistem em uma apresentação e um teste sobre um tópico relacionado a MI e ciências nucleares.
A disponibilidade desses programas de treinamento estimula o interesse de muitos cientistas e promove mais estudos e pesquisas em imagem molecular, de modo que, a partir de uma pequena subcategoria, o MI um dia se desenvolverá em uma grande categoria igual a muitas outras que existem no vasto mundo da medicina.