Como reconhecer os sinais da morte que se aproxima?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 4 min de leitura
Se o seu ente querido está envelhecendo, você pode estar preocupado com a morte dele. Você pode aliviar sua mente, de uma forma ou de outra, educando-se sobre a morte. Aqui estão algumas dicas sobre como reconhecer os sinais de morte que se aproxima.
Passo 1
Reconheça que a morte começa muito antes de a pessoa realmente morrer. O processo de morrer, para os idosos, é um processo longo que acontece ao longo do tempo. Isso não acontece de uma vez. É uma jornada inteira que termina com a partida física da alma ou da vida de um corpo. Aqui estão alguns dos marcos que acontecem durante a viagem que devem informá-lo da aproximação da morte.
Passo 2
Seu familiar percebe que a morte é iminente. Poucos meses antes de a morte realmente ocorrer, seu familiar começará a aceitar que morrerá em breve. Ele tem que aceitar que é um ser mortal que vive e eventualmente morre. Pode ser um entendimento muito difícil para ele entender. Mas quando o fizer, você pode começar a notar que ele se afasta um pouco do ambiente. Ele pode não ser tão falador ou interessado em visitantes, fotos de família ou eventos diários. Ele parecerá mais reservado e distante quando começar a entender que logo se separará da única vida e mundo que já conheceu.
Além de não querer nenhum estímulo emocional, o membro da família que está morrendo também pode começar a comer menos. Ele não estará tão interessado em seu jantar favorito como antes, e os biscoitos da tia Betty simplesmente não terão o mesmo apelo para ele como antes. Por entender que sua morte está se aproximando, pode começar a sentir que não precisa mais comer. (E isso é parcialmente verdade - seu corpo não precisará de tanta nutrição quando ele estiver morrendo como antes). Mas não se preocupe. Mesmo que você reconheça esse sinal de morte próxima, seu ente querido não está morrendo de fome. O corpo tem poderes incríveis para alterar sua química para se sustentar. Portanto, seu ente querido definitivamente não está sofrendo por comer menos. É apenas parte da jornada da morte.
Etapa 3
Você notará mudanças mentais mais perto de sua morte. Uma ou duas semanas antes de seu ente querido falecer, você provavelmente começará a notar algumas mudanças mentais nele. O mais perceptível é que ele começará a dormir muito mais. É apenas a maneira natural de seu corpo se preparar para a morte. Seu familiar também pode experimentar casos leves ou extremos de desorientação e euforia conforme a morte se aproxima. As alucinações também são comuns.
Passo 4
Seu corpo começará a mudar. Vários dias antes de ocorrer a morte, você notará mudanças físicas em seu ente querido. Sua temperatura corporal geral cairá, assim como sua pressão arterial. Seu pulso pode ficar irregular e ele pode até começar a suar mais. Além disso, ele pode começar a ficar pálido e seus lábios e unhas podem ficar em tons claros de azul. E não se preocupe se notar mudanças nos padrões de respiração dele. Todos esses são sinais físicos da proximidade da morte.
Sua vida pode terminar com uma explosão de energia. Nos últimos dias e horas antes da morte de seu ente querido, você pode notar que os níveis de energia dele aumentaram novamente. Ele pode ser mais ágil, querendo ver amigos e familiares. E ele pode até se interessar pelos biscoitos da tia Betty novamente. Normalmente, essa explosão de energia dura pouco tempo.
Eventualmente, a morte virá. As mãos e os pés do seu ente querido ficarão manchados (manchados). Ele não responderá e sua respiração será esporádica, na melhor das hipóteses. Em seus últimos minutos de morte, embora pareça em repouso, ele ainda será capaz de ouvi-lo. Quando você vir esses sinais, diga adeus à medida que a morte se aproxima e ocorre.