Como ensinar habilidades de edição aos alunos do ensino fundamental?
Sr. Maximiano Zamana
• 4 min de leitura
Escrever, como a maioria das pessoas diz, é a habilidade macro da linguagem mais desafiadora. É uma habilidade altamente intelectual, até. Eu acredito que se você é bom na escrita, provavelmente é bom em ler, ouvir e falar. Ensinar as crianças a escrever e editar contribuirá para torná-las excelentes usuárias da linguagem à medida que crescem.
Pré-escrever. Primeiramente, você teria que expor as crianças a livros, artigos e vários gêneros literários. Use a pré-escrita para começar. Na pré-escrita, você gera ideias antes de trabalhar no primeiro rascunho de seu artigo. Com isso, as crianças podem explorar ideias e escolher em que assunto trabalhar e o que lhes interessa sobre determinado assunto. A pré-escrita não o limita a todas as formalidades da escrita - é solta e informal! Pode ajudar as crianças a criticarem seus trabalhos, ou pelo menos ajudará a orientá-las enquanto se aprofundam em todo o processo de escrita.
Corrija erros gramaticais simples com facilidade
Com a pré-escrita, as crianças são incentivadas a escrever algo sobre suas emoções. Por exemplo, eles podem escrever "Ontem à noite, sonho com um monstro, é tão assustador que chorei." Como professor, sua tarefa é explorar as experiências das crianças para que elas possam gerar palavras e ideias. Além disso, com a pré-escrita, você pode corrigir facilmente erros gramaticais simples. Destaque as palavras que precisam ser modificadas devido ao tempo verbal incorreto e à construção da frase. Explique ao aluno por que você precisa escrever "sonhado" em vez de "sonho" e por que deve usar "era" em vez de "é". Oriente a criança escrevendo a frase revisada, como em "Ontem à noite, sonhei com um monstro. Foi tão assustador, eu chorei!"
Escreva um rascunho. Uma vez que a criança estabeleceu um tópico, ela está pronta para escrever os parágrafos do primeiro rascunho. Para a frase mencionada, a criança pode usá-la como sua frase-tema ou ideia principal. A partir daí, aconselhe-o a escrever os detalhes de apoio. Qual era a aparência do monstro? Foi assustador? Ao escrever o rascunho, deve haver uma introdução, um corpo e uma conclusão.
A criança pode usar a descrição ou o método de narração como seu padrão de desenvolvimento. Você pode pedir à criança para narrar seu sonho ou se concentrar apenas nas características do monstro. Suponha que a criança tenha aprendido sinônimos e pronomes, incentive-a a usá-los em vez de repetir as palavras indefinidamente. Quando você dá a ele dicas, ele imediatamente volta aos trilhos. Eventualmente, o processo de escrita e edição virá naturalmente para ele.
Use um processador de texto. Caso a criança tenha conhecimento do uso do processador de texto, ela pode aprender a editar seu rascunho, verificando algumas palavras destacadas, que indicam palavras com erros ortográficos ou frases mal construídas. Ele também pode ler o rascunho em voz alta. Isso é útil, pois ele pode encontrar frases que soam estranhas. Se o aluno detecta problemas, ele está pronto para revisar a frase.
Após a revisão, ajude a criança a editar e revisar. Na verdade, isso está perto de terminar o trabalho. Revisão significa verificar o rascunho final para quaisquer erros tipográficos ou outros erros. Um truque é ler o material ao contrário, pois a criança tende a se concentrar nas palavras individuais, em vez de se prender ao fluxo de ideias. Ensine a ele algumas marcas de revisor, como o circunflexo (^) para inserir uma letra ou palavra que falta, ou uma linha curva (parece um S invertido) para denotar um reverso na ordem das palavras.
A edição é divertida e produtiva. Depois de pegar o jeito, não será tão difícil quanto você pensa. O bom disso é que você usará essa habilidade para o resto da vida! Crianças da escola primária que aprendem a escrever, editar e revisar são, de fato, jovens empreendedores inteligentes.