Como compreender os princípios do design instrucional?

Isso porque a forma como o treinamento será ministrado será baseado nesses quatro elementos-chave do design
Isso porque a forma como o treinamento será ministrado será baseado nesses quatro elementos-chave do design instrucional: os alunos, os objetivos, os métodos e a avaliação.

O quanto os alunos aprenderão dependerá muito de como foram treinados. Isso é onde o design instrucional entra. Objetivos de design instrucional para desenvolver instrução eficaz, a fim de trazer experiências máximas de aprendizagem. Existem muitas teorias e estruturas por trás do design instrucional, mas aqui estão os princípios básicos para ajudá-lo a compreender seus princípios:

  1. Identifique os fatores gerais a serem considerados ao planejar o ensino. Duas classes diferentes podem ter exatamente o mesmo módulo a ser ensinado, mas eles terão modos de entrega totalmente diferentes. Isso porque a forma como o treinamento será ministrado será baseado nesses quatro elementos-chave do design instrucional: os alunos, os objetivos, os métodos e a avaliação. Um breve tratamento de cada fator será fornecido abaixo.
  2. Conheça seus alunos. Em primeiro lugar, lembre-se de que, ao projetar seus métodos para facilitar a aprendizagem, é muito importante conhecer os estilos de aprendizagem e as características gerais dos alunos. Se o grupo de alunos consiste principalmente de recém-formados, geralmente é recomendável temperar sua apresentação educacional com casos e exemplos derivados da cultura pop; pessoas de meia-idade são mais inclinadas à aprendizagem em grupo. Quando possível, você pode dar questionários sobre o estilo de aprendizagem para que possa avaliar melhor como seus alunos aprendem melhor. Alguns desses questionários podem ser encontrados em learning-styles-online.com, shaw.ca e vark-learn.com.
  3. Declare seus objetivos e trabalhe com eles. Ao criar seu design instrucional, você deve saber desde o início quais são seus objetivos detalhados. Em termos mais simples, seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e limitados no tempo (pense em SMART). Também é recomendado que você escreva seus objetivos começando com um verbo (por exemplo, ao final do treinamento, os alunos devem ser capazes de se comunicar de forma eficaz com clientes usando frases-chave de relacionamento com o cliente). Além disso, seus objetivos devem ser centrados no aluno, não no treinador (correto: os alunos devem ser capazes de inserir dados no arquivo de programa apropriado; incorreto: o treinador deve ser capaz de estabelecer relacionamento com os alunos). Lembre-se: todo o curso do seu treinamento deve ser absolutamente paralelo aos seus objetivos. Pense em seus objetivos como sua missão, e os outros componentes do programa de treinamento devem ser adequados para cumprir sua missão.
    O design instrucional visa desenvolver uma instrução eficaz a fim de proporcionar o máximo de experiências
    O design instrucional visa desenvolver uma instrução eficaz a fim de proporcionar o máximo de experiências de aprendizagem.
  4. Determine seus métodos de entrega e materiais de instrução. A forma como o treinamento será realizado dependerá de seus objetivos (consulte o número 3), seus recursos e seus alunos (consulte o número 1). Esteja ciente de que estudos educacionais recentes mostram que a maioria dos alunos aprende melhor quando é apresentada uma variedade de oportunidades para colocar a lição em prática - isto é, se o treinamento for interativo e prático. Certifique-se também de que os materiais de instrução que você usa sejam atualizados.
  5. Faça sua avaliação formativa e sumativa. Ao criar a avaliação, você deve sempre ter os objetivos em mente. Em outras palavras, a avaliação deve medir efetivamente se os objetivos foram alcançados e se os alunos foram capazes de aprender as habilidades que o treinamento foi projetado para ensiná-los. Normalmente são dados dois tipos de avaliação: o primeiro é a avaliação formativa, que se refere a testes diários curtos (tanto quanto possível) para ajudar o treinador a ver se a lição anterior foi suficientemente compreendida (e para planejar uma intervenção precoce se necessário) e a avaliação somativa que é dada no final do curso.

Aí está! Esses são apenas alguns dos princípios do design instrucional. Para ajudá-lo a obter um entendimento mais aprofundado deste tópico, você pode verificar sites como instrucionaldesign.org, ou comprar livros relevantes, como um de Robert Gagne et al, "Princípios de Design Instrucional", disponível em amazon.com.

Artigos relacionados
  1. Como compreender a Inquisição Espanhola?
  2. Como usar uma placa ativa na sala de aula?
  3. Como usar ímãs do quadro de avisos?
  4. Como usar diferentes tipos de mapa-múndi?
  5. Como usar libs loucas para ensinar inglês?
  6. Como usar as atividades de ciências físicas para facilitar o aprendizado?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail