Um quadro ativo é um grande painel de apresentação interativo que se conecta a um computador e projetor. O projetor inicia a área de trabalho do computador na placa ativa. Os usuários da placa irão manipular o computador usando uma caneta, um dedo ou um apontador laser. Embora muitas organizações utilizem o quadro ativo para apresentações, a sala de aula é o local mais acessível, onde um quadro ativo é amplamente utilizado para melhorar o aprendizado, especialmente nas escolas primárias.
Facilitando a aprendizagem do aluno
A presença da lousa ativa em sala de aula já substituiu a lousa tradicional e recursos visuais para facilitar o aprendizado dos alunos. A seguir estão os usos comuns de um quadro ativo na sala de aula:
Substitui a mídia analógica tradicional. Flip charts, planilhas grandes e mapas são removidos da sala de aula, uma vez que o quadro ativo torna mais fácil para o professor manipular o software que pode exibir esses recursos visuais com o toque de um botão. Clipes de filme e arquivos de áudio também podem ser reproduzidos na placa ativa sem utilizar outros periféricos. Os quadros ativos também utilizam canetas que exibem cores diferentes para enfatizar termos importantes. Ele também possui uma borracha que remove todas as anotações desnecessárias com um toque.
Permite interação com o site. Sites da Internet que visam educar podem ser manipulados em sala de aula. Embora o professor ainda precise digitar o endereço do site no teclado, os alunos terão facilidade para responder às atividades no quadro fornecido pelo site. A ampliação no quadro ativo também pode ser controlada nos bastidores pelo professor.
Permite anotações de aprendizagem. A possibilidade de salvar a mídia digital no disco rígido do computador permite que os alunos participem plenamente da discussão sem se preocupar com as anotações que devem fazer em seus cadernos. O professor simplesmente imprime e os alunos podem revisá-los para referência posterior, ou podem transferir os itens necessários para seus cadernos.
Grave as instruções em sala de aula. Os professores encontrarão a gravação de palestras facilmente com o quadro ativo. Isso permite que eles revejam os pontos-chave que devem ser abordados durante o reforço. Os ausentes também podem testemunhar o desenrolar da aula perdida e permitir que eles fiquem por dentro. Alunos lentos que se beneficiam da repetição acharão isso útil, especialmente durante revisões para exames importantes.
Os defensores do quadro ativo na sala de aula elogiam sua capacidade de fornecer mobilidade ao professor enquanto o manipula em qualquer lugar da sala. Isso significa que o instrutor pode realmente ser visto pelos alunos na frente da classe e não atrás do computador pessoal volumoso. Os oponentes ao uso da placa ativa reclamam de sua incapacidade de reproduzir a caligrafia do usuário, uma vez que ela ainda parece grande, volumosa e bagunçada.
Os fatores que atuam contra a proliferação e o uso de placas ativas na sala de aula são seu custo caro e os requisitos tecnológicos. Estudos realizados sobre a eficácia da placa ativa mostram que ela não aumenta o aprendizado, pois depende principalmente da integração do professor na aula.