Como usar ferramentas de ensino?

Muitas ferramentas de ensino são usadas para educar as crianças em sua classe
Muitas ferramentas de ensino são usadas para educar as crianças em sua classe, enquanto outras são usadas para preparação e organização do professor.

O ensino requer o uso de muitos tipos diferentes de ferramentas educacionais. Alguns são uma necessidade e alguns apenas tornam o ensino e a aprendizagem muito mais interessantes. Muitas ferramentas de ensino são usadas para educar as crianças em sua classe, enquanto outras são usadas para preparação e organização do professor. Quais são algumas ferramentas que você deve usar em sua sala de aula e como deve usá-las?

  1. Organizadores gráficos: os organizadores gráficos são ferramentas que os professores podem dar aos alunos e usar eles próprios. Em essência, um organizador gráfico é um tipo de gráfico, gráfico ou diagrama que permite aos alunos organizar pensamentos no papel e compreender ideias e conexões complexas por meio de ilustração. Existem centenas de tipos que podem ser usados para escrita, estudos sociais, ciências e artes da linguagem. Organizadores gráficos são ferramentas essenciais que todo professor deve usar; Os organizadores gráficos não apenas ajudam os alunos a organizar seus pensamentos, mas também ajudam a transmitir novos conceitos de maneira digerível. Os alunos com dificuldades de aprendizagem também se beneficiarão da capacidade do organizador gráfico de facilitar a compreensão e reduzir o estresse.

    Quando os organizadores gráficos são bons para usar? E quando você está ensinando a redação de parágrafos? Existem ótimos organizadores gráficos por aí que guiam o aluno através da escrita de parágrafos em etapas, começando com a frase do tópico inicial e depois passando para as frases de apoio e, eventualmente, para a frase final que leva ao próximo parágrafo ou simplesmente termina o corpo.

    O professor deve fazer cópias aéreas de todos os organizadores gráficos e executar vários exemplos com seus alunos antes de deixá-los embarcar em suas próprias tarefas. Os alunos devem sempre praticar o uso do organizador gráfico quando o professor estiver dando exemplos no retroprojetor. Eu recomendo fortemente a compra de um livro educacional que é preenchido com modelos para diferentes organizadores gráficos para usar em sua classe.

  2. Rubrica: as rubricas são uma ferramenta de pontuação que os professores criam, listando os critérios de uma tarefa, detalhes sobre como essa tarefa será avaliada e diretrizes para a qualidade e a quantidade da tarefa. As categorias da tarefa são escolhidas pelo professor e, em seguida, colocadas na rubrica. Uma vez que as categorias são determinadas, o professor deve atribuir um valor de pontuação para cada categoria. Um valor de ponto fácil é usar de um a cinco pontos para cada categoria. Isso se transfere facilmente para uma nota em letra ao somar o total de pontos ao avaliar a tarefa ou projeto.

    Normalmente, uma rubrica é usada em uma tarefa ou projeto maior. As rubricas são explicadas aos alunos antes do início do projeto ou tarefa. Cópias das rubricas devem ser entregues a cada aluno e o valor da pontuação para cada área da rubrica deve ser claramente marcado. As rubricas facilitam a avaliação do professor quando as tarefas são enviadas para revisão.

    Os organizadores gráficos são ferramentas que os professores podem dar aos alunos
    Organizadores gráficos: os organizadores gráficos são ferramentas que os professores podem dar aos alunos e usar eles próprios.
  3. Livro de planos de aula: os planos de aula, quando usados de maneira apropriada, são talvez a ferramenta de ensino mais importante à nossa disposição. É comum usar um livro de plano de aula, mas nem todo professor o utilizará ao máximo. Estou mencionando sua importância aqui porque é ideal ter seu livro de plano de aula preenchido com precisão e em grandes detalhes para cada lição e todos os dias da semana. Os planos de aula não apenas ajudam a mantê-lo organizado e preparado, mas também são essenciais para que você os tenha no caso de ficar doente e precisar de um substituto. Outro benefício importante do livro do plano de aula é que, se você guardar o livro para o próximo ano, você já tem aulas que pode melhorar, expandir ou revisar para nunca mais começar do zero. Isso economiza muito tempo!
  4. Mídia: utilize computadores, livros e até mesmo o retroprojetor. Os professores podem usar a sobrecarga para ensinar qualquer assunto. Os custos indiretos podem ser usados no ensino direto, na revisão ou até mesmo para aumentar a participação do aluno. Entre outras coisas, os computadores auxiliam na pesquisa, digitação de tarefas e criação de apresentações. Existem também muitos programas de software que podem aprimorar não apenas seu ensino e organização, mas também a experiência de aprendizagem do aluno. Pergunte ao seu especialista em mídia o que está disponível para você. Um computador é uma ferramenta inestimável que deve ser utilizada com a maior freqüência possível. Não é difícil incorporar essa ferramenta em seu plano de aula.
Artigos relacionados
  1. Como se comunicar verbalmente com os alunos?
  2. Como visualizar exemplos de planos de aula?
  3. Como escrever uma pesquisa sobre uma escola?
  4. Como dar as boas-vindas a um novo aluno em sua classe?
  5. Como escrever um plano de aula?
  6. Como escrever um plano de estudos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail