Quando você começa a ensinar, o planejamento das aulas pode ser exaustivo. Não existe um livro que descreva quais conceitos ensinar em cada dia e como acomodar as diferentes necessidades de seus alunos em cada lição. Isso é tudo com você! Se você tiver dificuldade para escrever um plano de aula, siga este guia.
Passo 1
Determine o que você deseja que os alunos aprendam. Quando você escreve um plano de aula, você meio que precisa trabalhar de trás para frente. Como professor, você sempre precisa estar pensando sobre o que deseja que o aluno aprenda e, em seguida, precisa criar um plano de aula para ajudar a ensinar esse conceito. Seus documentos curriculares irão delinear claramente as informações que os alunos de cada série precisam entender até o final do ano letivo. Mas cabe a você decidir quando no ano letivo ensinar cada conceito. Após um planejamento cuidadoso de longo prazo e algumas ótimas visões gerais da unidade, você deve ter uma boa ideia do que cada lição precisará abordar. Determine o conceito que você deseja transmitir e, em seguida, prossiga para o planejamento da aula.
Passo 2
Escolha um 'gancho'. Os alunos de hoje ficarão cativados se você puder atraí-los com um poderoso 'gancho'. Faça algo incrível no início da aula, ou mesmo deixe escapar um fato maluco que esteja de alguma forma relacionado ao conceito que você vai ensinar mais tarde. Se as crianças estiverem interessadas, sua próxima aula que você planejou terá mais sucesso. Escreva algumas notas em um gancho grande (e não gaste mais do que 2 a 5 minutos em um gancho).
Etapa 3
Aproveite as informações aprendidas no passado. Cada lição que você ministra aos seus alunos precisa estar vinculada ao conhecimento prévio dos alunos. Por esta razão, você deve seguir seu gancho com um pouco de revisão. Ponha as engrenagens em movimento novamente e lembre aos alunos o que eles já sabem. Isso também dará aos alunos a confiança para absorver as informações em seu plano de aula, uma vez que está intimamente ligado a algo que eles já conhecem. Reserve 5 a 10 minutos para revisão.
Passo 4
Apresente as novas informações. A próxima etapa da criação de um ótimo plano de aula é entregar os novos conceitos aos alunos. Isso deve acontecer em alguns estágios. Primeiro, apresente aos alunos as novas informações e peça-lhes apenas que observem você. Em seguida, reafirme suas informações e deixe um pouco do conceito de fora para ver se os alunos se lembraram de algo sobre o que você acabou de dizer. Em seguida, faça uma pergunta prática ou exercício e peça aos alunos que se apresentem como voluntários para resolver o problema juntos como uma classe. Por fim, peça aos alunos que trabalhem de forma independente para resolver um problema relacionado aos novos conceitos aprendidos e tomem o problema como uma classe, discutindo o novo conhecimento o tempo todo. Todo esse processo é chamado de 'andaime'. Gradualmente, os alunos deixam de ser observadores de um conceito e passam a experimentá-lo de forma independente. Isso é parte integrante de qualquer grande plano de aula. Reserve o tempo que for necessário para transmitir com sucesso seus conceitos por meio de andaimes. E não se apresse: se você planejou apenas 10 minutos para novos conceitos, mas a aula está levando 20 minutos para entendê-los, tudo bem. Seu objetivo final é a compreensão, e você nunca pode avaliar perfeitamente quando essa compreensão virá.
Atribua exercícios e trabalhos de casa. Depois de ter entregue com sucesso seu plano de aula, é hora de deixar os alunos trabalharem nos problemas de forma independente. Escreva a tarefa no quadro e diga aos alunos quando é o prazo. Você saberá no dia seguinte se seu plano de aula ajudou os alunos a adquirir novos conhecimentos. Em caso afirmativo, você está bem para avançar para um novo conceito. Se os alunos ainda estiverem com dificuldades, não há problema em reservar um dia para revisão e re-ensino, se necessário.
Não existe uma maneira perfeita de escrever um plano de aula. Mas este guia é uma abordagem bastante comum. Certifique-se de anotar quanto tempo espera gastar em cada fase da lição. Da mesma forma, quaisquer alunos com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem precisarão ter certos planos de aula alterados para que cada aluno possa entender seu plano de aula à sua própria maneira e em seu próprio ritmo.