Como dizer a um ex para parar de entrar em contato com você?
Vicente Barbosa de Cruz
• 4 min de leitura
Rompimentos nunca são fáceis e podem ser extremamente difíceis de fazer. Se você tem um ex que se recusa a ficar em segundo plano, pode ser ainda mais difícil seguir em frente. É importante que vocês dois tenham algum tempo separados para serem capazes de curar as feridas do relacionamento.
Se o seu ex ainda está em contato com você, pode significar que ele não te esqueceu ou não quer deixar o relacionamento. Quaisquer que sejam seus motivos, se você decidiu que deseja seguir em frente, então você precisa dizer ao seu ex para parar de contatá-lo. Aqui está o que você precisa fazer.
Seja claro. Quando você termina, você precisa ser claro sobre isso. Você pode não ser capaz de explicar seus motivos de uma forma que seja aceitável para ele, mas deixe claro que não deseja mais continuar o relacionamento, apesar de quaisquer sentimentos que ainda possa ter. Você pode dizer "Por favor, não me ligue ou me veja mais". Pode ser tão simples quanto isso. Se você disser: "Acho que precisamos de algum tempo separados", isso deixa as coisas abertas para interpretação. Por um lado, ele pode não pensar da mesma maneira. Por outro lado, a duração do tempo separados pode ser interpretada de várias maneiras. Ele pode interpretar isso como dois a três dias, enquanto você pode querer dizer "Não quero ver ou ouvir você de novo"
Seja firme. Se você mostrar algum sinal de fraqueza ou se for insosso com as coisas, ele continuará tentando entrar em contato com você.
Seja consistente. Se você permitir a ele alguma margem de manobra em alguns pontos, ele continuará tentando ir atrás de você. Sempre que ele ligar, você precisa interromper a conversa e lembrá-lo de que não quer mais falar e, em seguida, desligar. Você precisará rejeitá-lo constantemente para que ele receba a mensagem, se ele continuar tentando ligar ou se comunicar com você.
Não esteja disponível. Você pode precisar alterar seus números, bloquear mensagens dele em sua conta de e- mail e cortar o acesso dele aos seus sites de redes sociais. Se ele gerir para você, é preciso dizer que você precisa para ir em algum lugar e sair imediatamente. Se ele tentar entrar em contato com você logo em seguida ou se for até sua casa e bater na sua porta, será necessário que o porteiro o bloqueie. Você pode precisar trocar as fechaduras de sua casa ou tentar passar alguns dias na casa de um amigo. Sua outra opção é tentar que um amigo fique com você por um tempo. Mude sua rotina em casa e não vá para seus lugares habituais, onde é provável que "acidentalmente" esbarre com ele.
Não sucumba à pena. Não desista. Lembre-se de que nenhuma separação é fácil e você só tornará mais difícil tentando ser "legal" com ele. Se você atirar nele um osso uma vez, entretendo a ligação ou encontrando-se com ele para jantar, só tornará as coisas mais difíceis novamente.
Recorra à ação legal, se necessário. Se seu ex está perseguindo você, você precisa de uma ordem de restrição. Se ele fez ameaças ou você teme por sua segurança, então você precisa fazer o que for preciso para estar seguro.
Eventualmente, a maioria das pessoas recebe as mensagens e seu ex logo será uma coisa do passado. Basta ser claro, firme e seguir em frente para que ele faça o mesmo.