Na maioria das vezes, consideramos garantidos os funcionários que vêm aos nossos escritórios pela primeira vez. Damos um sorriso distante, dizemos bem-vindos e esperamos que eles descubram por conta própria. Esquecemos que estabelecemos uma cultura de escritório que pode simplesmente oprimir muitos dos novos que vêm se juntar a nós.
Dando diretrizes fortes
Há três coisas a serem consideradas: o trabalho a ser feito, a cultura no escritório e nosso compromisso como seres humanos de alcançar os recém-chegados e fazer com que se sintam bem-vindos. Como gerentes, muitas vezes sentimos que os funcionários deveriam ser capazes de simplesmente intervir - ou podemos não querer microgerenciá-los, mas fornecer diretrizes fortes desde o início ajudará a evitar falhas de comunicação futuras.
Aqui estão algumas etapas para garantir que eles se sintam bem-vindos ao seu escritório:
Faça um anúncio. Isso pode ser feito no quadro de avisos ou no memorando do escritório informando os funcionários sobre a nova pessoa e o cargo que essa pessoa terá no escritório. Se o escritório tiver um grande número de funcionários, informe pelo menos aqueles do departamento que a pessoa vai ingressar.
Peça a uma das recepcionistas para dar as boas-vindas ao novo funcionário. O pessoal da recepção é geralmente agradável, como se espera de seu trabalho. Isso inclui levar a nova funcionária em um tour de familiarização do escritório e apresentá-la aos outros funcionários que por acaso estão por perto enquanto eles caminham - não necessariamente a todos, pois isso também pode ser opressor. Além disso, isso incluiria apresentá-la ao CEO e encaminhá-la ao supervisor imediato.
Peça ao seu CEO para reservar um tempo para o novo funcionário. Em uma pequena organização, uma ligação de cinco minutos para o CEO, o chefe, seria uma experiência positiva e diria ao novo funcionário o valor que a organização dá a cada pessoa. Em uma grande organização, o chefe do departamento seria suficiente.
Oriente a pessoa sobre o trabalho a ser feito. O supervisor imediato deste novo funcionário será a melhor pessoa para mostrar como o trabalho deve ser feito, como ele está conectado ao trabalho de outros no departamento, quais padrões de desempenho são esperados dos funcionários da organização e quais procedimentos são acompanhada no escritório para tarefas rotineiras como impressão, entrega, ligações telefônicas e outras.
Dê ao novo funcionário informações suficientes para sobreviver ao primeiro dia. O resto pode ser aprendido com os manuais. Se não houver um manual, o supervisor imediato pode agendar um horário regular a cada dia da primeira semana para continuar a orientação. Uma pessoa pode absorver muito em um determinado momento, e a programação permitirá ao supervisor ter uma noção de como o funcionário está se adaptando ao trabalho e ao ambiente do escritório.
Dê à pessoa tempo para absorver as novidades do trabalho e do escritório. Às vezes, pode ser opressor quando tantos colegas de escritório falam com um novo funcionário, enquanto tudo o que ele quer é começar a trabalhar.
Seja extremamente sensível às necessidades do novo funcionário na primeira semana. Enquanto você dá espaço para a pessoa começar, fique atento quando ela parecer perdida e precisar de ajuda. Muitas vezes, ele pode ter vergonha de perguntar quando você vir a situação, ofereça sua ajuda.
Converse com o novo funcionário durante o almoço ou intervalo para o café. Com que frequência você vê novos funcionários comendo sozinhos? Ninguém realmente se importa. "Em nosso escritório, nós nos importamos." Esta é a mensagem que você deseja transmitir.
Esteja preparado para ouvir. Esteja lá para responder às perguntas de um novo funcionário ou ouvir quando ela precisar apenas processar a experiência.
Ande pelo escritório com ela e apresente-a aos seus amigos como alguém que você valoriza.
À medida que cada funcionário tenta fazer isso, os novos funcionários acharão fácil entrar em seu trabalho e logo farão o mesmo com os outros novos funcionários. Então, a transição não será mais difícil, mas até mesmo agradável. E adivinha? Você provavelmente fará novos amigos também!