Como aprender sobre o processo de adoção internacional?
Kyara Rodrigues de Batista
• 3 min de leitura
O processo de adoção não é um caminho fácil de seguir. Adotar bebês não é tão simples quanto adotar um animal de estimação. Muitos são desencorajados a adotar devido ao longo processo legal pelo qual cada um deve passar. No entanto, uma vez que você segura seu filho adotivo em seus braços, a alegria é incomensurável.
Indivíduos ou casais adotam por motivos diferentes. O motivo mais comum é construir ou expandir uma família. Algumas pessoas adotam porque são inférteis ou não podem ter filhos medicamente. Outros adotam porque pode ser clinicamente arriscado para a mulher tentar uma gravidez natural. Salvar uma criança é outra razão para a adoção, e ainda mais nobre. Alguns acham que é uma forma de salvar o mundo, uma criança de cada vez. Ultimamente, várias celebridades foram adotadas no exterior.
Adoções de crianças mais velhas
Quaisquer que sejam as razões, sejam elas adoções de bebês ou de crianças mais velhas, qualquer adoção legal é um processo longo e árduo que requer dinheiro, paciência e apoio à adoção.
Se você está interessado em adotar uma criança, pode optar por adotar no país ou no exterior. Adoção doméstica é adotar uma criança do mesmo país. Adoção internacional ou internacional é o processo de adotar uma criança de um país diferente do seu e trazer a criança adotiva para morar com você permanentemente por meios legais.
Estabeleça padrões internacionais
Em 1993, foi realizada a Convenção de Haia sobre a Proteção de Crianças e Cooperação em Relação à Adoção Internacional (Convenção de Adoção de Haia), na qual foi alcançado um acordo internacional para salvaguardar as adoções internacionais. A Convenção procurou estabelecer padrões internacionais de práticas para adoções internacionais. Os acordos alcançados nesta convenção aplicam-se a todos os países participantes.
Para saber mais sobre o processo de adoção internacional, visite os seguintes sites:
1. Adoção internacional. No Escritório de Questões de Crianças, Departamento de Estado da Europa, Adoção Internacional fornece a você todas as informações de que você precisa saber sobre a adoção de uma criança fora da Europa. Entre a gama de informações encontradas em seu site estão as seguintes:
Quem pode adotar e ser adotado
Trabalhar com uma agência
Processo de Haia e Processo Não-Haia
Notícias e estatísticas
Link para diferentes países, descrevendo o processo de adoção de cada país
Formulários obrigatórios
2. Adoption.com. Outro site interessante que fornece informações importantes e conselhos de adoção em relação à adoção doméstica e internacional é o Adoption.com. Além disso, o site contém informações críticas relacionadas às mulheres que enfrentam crises de gravidez. Esta organização está especialmente comprometida em ajudar crianças com necessidades especiais em todo o mundo a encontrar pais adotivos.
3. Adoption.org. Assim como o Adoption.com, o Adoption.org possui uma riqueza de informações relacionadas aos procedimentos de adoção domésticos e internacionais.
Estes são apenas três dos muitos sites com informações sobre regras e regulamentos de adoção internacional. Você pode querer visitar sites sobre o seguinte: agências de adoção, perfis de adoção ou perfis de pais e suporte à adoção.
Se você deseja compartilhar seu amor com uma criança que não é sua, a adoção legal é o caminho a percorrer. O processo de adoção não é para os fracos de coração. Pode levar anos para que as adoções domésticas e internacionais se tornem definitivas. Mas segurar uma criança adotiva em seus braços vale a pena esperar.