Falar sobre adoção pode ser difícil, não importa o quanto você esteja envolvido nisso. A preparação para falar sobre adoção depende de você ser o adotado, os pais biológicos, os pais adotivos ou um terceiro. Para falar sobre adoção, aprenda tudo que puder sobre o processo, incluindo como ele se relaciona com você e como a pessoa com quem você está falando pode estar vivenciando isso de forma diferente de você. Veja como se preparar para falar sobre adoção:
- Entenda o processo de cada perspectiva. Todos que passam por uma adoção sentem emoções diferentes em cada etapa do processo. Compreenda a gama de emoções que eles podem estar sentindo. Será difícil falar sobre emoção se você não consegue entender o que a outra pessoa está passando.
- Aprenda a terminologia. A linguagem de adoção está em constante evolução. Por exemplo, alguns podem se referir a uma "mãe biológica", enquanto para outros é a "primeira mãe". Você também precisará compreender as várias etapas do processo de adoção, como o estudo em casa.
- Aprenda o que fazer e o que não fazer. Os adultos que estão envolvidos no processo de adoção devem aprender a etiqueta em torno dele. Por exemplo, pode haver certos fatos que você não deve revelar sem rodeios à criança que está sendo adotada. Você agência de adoção pode orientá-lo através do processo e dar-lhe algumas orientações para falar sobre adoção.
- Pergunte. Nunca tenha medo de fazer perguntas sobre o processo para estar mais bem preparado para falar sobre ele. Na verdade, em muitos casos, falar sobre adoção começa com perguntas.
- Mantenha um diário. Registrar seus pensamentos pode ajudá-lo a organizá-los e colocá-los em palavras, ajudando você a se sentir mais preparado para falar cara a cara. Além disso, ter um diário para revisar pode ser muito útil ao tentar revisar o processo conforme ele está sendo concluído.
- Junte-se a uma comunidade online. Os grupos de apoio à adoção online são um ótimo recurso para falar sobre a adoção. Na verdade, discutir essas questões em grupos online é uma ótima maneira de se preparar para falar sobre adoção na vida real.
- Comece pequeno. Ao falar sobre adoção com crianças, comece com perguntas simples que lhes permitam expressar seus sentimentos.
- Fale com um conselheiro. Se você deseja falar sobre adoção, mas não tem ninguém com quem possa falar sobre isso, considere consultar um conselheiro que possa ajudá-lo a superar seus sentimentos ou preparar-se para falar sobre adoção com outras pessoas envolvidas.
Falar sobre adoção pode ser difícil para todos. O processo costuma ser confuso e há muitos altos e baixos emocionais. Embora seja necessário falar sobre isso, muitas pessoas simplesmente não sabem por onde começar.