A adoção fechada é aquela em que a família biológica não permanece em contato com a criança depois que a adoção é final. Se você optar pela adoção fechada, não se surpreenda se a criança quiser entrar em contato com sua família biológica no futuro. Se isso ocorrer quando a criança ainda é menor, os pais adotivos ainda fazem parte do processo de abertura de uma adoção fechada ou contatam os pais biológicos para uma reunião de adoção. No entanto, os filhos adultos costumam ficar sozinhos ao tentar abrir uma adoção fechada. Se você é um filho adotivo e deseja se reconectar com sua família biológica, veja como abrir uma adoção fechada:
Esteja ciente de seus sentimentos. Tem certeza de que deseja conhecer sua família biológica? Este é um grande passo, então certifique-se de que deseja dar-lo. Discuta o assunto com sua família biológica e certifique-se de que eles entendam as razões pelas quais você está procurando seus pais biológicos. Não há como voltar depois de contatá-los, e você pode não gostar do que vê.
Aprenda o que puder sobre seus pais. Seus pais adotivos são geralmente o melhor lugar para começar ao tentar abrir uma adoção fechada, porque eles podem ter algumas informações que podem levar você à sua família biológica. Em muitos casos, no entanto, eles não terão um endereço atual e podem nem saber quem foi sua mãe biológica. Ainda assim, é um ponto de partida para descobrir quem foram seus pais biológicos, e eles podem fornecer informações sobre quem cuidou de sua adoção.
Contate os envolvidos na adoção original. Se sua família passou por uma agência de adoção, ela pode fornecer informações sobre sua família biológica.
Faça sua pesquisa. Em alguns casos, um investigador particular pode ser necessário para rastrear sua família biológica. Em alguns casos, pouco se sabe sobre seus pais biológicos, tornando muito difícil encontrá-los. Em alguns casos, pode levar anos para reconectar os filhos adotivos a seus pais biológicos. Existem fóruns e fóruns dedicados a esse tipo de pesquisa.
Estenda a mão para sua família biológica. Depois de encontrar uma maneira de entrar em contato com sua família biológica, o próximo passo é falar com eles, seja por telefone ou escrevendo uma carta. Esteja preparado para uma ampla gama de emoções, especialmente se você não tiver certeza das circunstâncias que cercam seu nascimento. Entenda que sua família biológica pode não querer saber de você e pode demorar um pouco para que sua ligação seja aceita.
Reúna-se com sua família biológica. Se sua família biológica aceitar isso, converse com eles cara a cara. Lembre-se de que todos vocês são estranhos a essa altura, então não espere muito do relacionamento. Levará algum tempo para nos conhecermos.
Espere altos e baixos emocionais com este processo. Não será um passo fácil de dar, mas pode valer a pena. Só você pode decidir se conhecer sua família biológica seria um bom passo a ser dado. Espere algumas dificuldades ao longo do caminho, especialmente se pouco se sabe sobre sua família biológica.