Como não tratar familiares e amigos desempregados?
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 3 min de leitura
Em uma economia ruim, é provável que você conheça alguém que foi demitido, não consegue procurar emprego e passou as últimas semanas ou talvez meses na fila do desemprego. Ser despedido causa sérias preocupações devido a problemas financeiros e estressa os relacionamentos.
Ataques de azar
Como amigo, você deve ter compaixão e compreensão quando a má sorte atinge alguém que você conhece. É provável que seu amigo ou familiar esteja se sentindo envergonhado, tenso e muito preocupado. Não é sobre você agora. Você pode ter que pisar em ovos ao redor dele para manter sua sanidade e sua amizade em tempos difíceis.
Veja como não tratar familiares e amigos desempregados.
Não pergunte como está indo a busca por um emprego. Para o desempregado frustrado, zangado e constrangido, isso se traduz em "Por que você ainda não está trabalhando seu vagabundo estúpido e preguiçoso?". Rude e incorreto, mas a sensibilidade aumenta quando você se sente vulnerável. É melhor perguntar "Que ajuda posso dar a você e sua família agora?". Embora eles provavelmente não digam nada, isso permite que seu amigo saiba que você está lá para apoiá-lo.
Não pense que ele não tem emprego porque é preguiçoso. Corporações se reestruturam, se fundem ou fecham, empresas rebaixam, economias entram em recessão ou talvez seu amigo tenha sido forçado a se aposentar ou simplesmente estragou e cometeu um grande erro no trabalho. Existem várias razões pelas quais alguém fica desempregado. Demora cerca de 6 meses para encontrar outro emprego, mas às vezes ainda mais. Por mais tempo que seu amigo esteja desempregado, nunca pense que ele não está trabalhando porque é preguiçoso. É mais difícil encontrar um emprego por causa da competição acirrada. Se o seu amigo não consegue trabalhar porque não tem as habilidades, é mais provável que tenha medo de aprender algo novo. Ou ele pode até estar deprimido. A autoestima sofre um golpe se você continua sendo rejeitado, as contas estão se acumulando e você não sabe o que fazer para alimentar sua família.
Não se esconda. Eles eram seus amigos e familiares quando tinham empregos, por que deveriam deixar de ser seus amigos porque tiveram um contratempo? Não evite seus amigos apenas porque você não sabe o que dizer. Convide-os para uma refeição ou leve seu amigo para sair e pague por isso. Não os convide para sair com o grupo em seu acampamento anual quando você sabe que ele não tem dinheiro.
Não se ofenda se ele ficar chateado. Estar desempregado traz muitas inseguranças e tensões.
Não presuma que ele tem tempo disponível. Mais uma vez, isso se traduz em "você não está trabalhando, então não deve estar fazendo nada". A menos que você esteja disposto a pagar, não peça a ele para tomar conta de seus filhos.
Não se gabe de seu sucesso profissional ou riqueza atual. Se você tem a sorte de estar indo bem, digamos que recebeu uma promoção, um bônus ou uma casa nova, é insensível contar isso para sua família e amigos desempregados. Eles vão considerar isso como se estivessem se gabando e, se estiverem se sentindo frustrados, pode até deixá-los mais deprimidos.
Ser sensível às necessidades do seu amigo só o deixará mais próximo no final. Se a situação virar e você se encontrar na fila do desemprego, também desejará ser tratado com gentileza e respeito.