Como iniciar uma conversa quando você não tem nada para falar?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
Você está preso em uma reunião onde conhece muito poucas pessoas; ou você está hospedando um evento social onde seus convidados trazem seus parceiros ou amigos e essas são pessoas que você não conhece! O que você faz nesses casos? Iniciar uma conversa com um estranho pode ser uma atividade intimidante e desconfortável, a menos que você siga algumas dessas sugestões e dicas importantes. Leia...
Passo 1
Comece com uma saudação. Tome a iniciativa e comece com uma saudação alegre e educada. É provável que a outra pessoa esteja se sentindo igualmente estranha e isolada em uma grande reunião. Apresente-se e ofereça um aperto de mão (se for um costume aceitável).
Passo 2
Continuando a conversa. Depois de ter recebido os cumprimentos e as apresentações do caminho, você pode ficar confuso sobre o que fazer a seguir. Alguns bons iniciadores de conversa (incluindo alguns clichês) são -
Como você conhece o anfitrião?
O que você faz? (questões relacionadas ao trabalho ou ocupação)
Se a reunião tiver um propósito, explique esse propósito e pergunte como a pessoa está relacionada ou conectada ao evento.
Comente sobre as últimas notícias ou assuntos atuais, ou sobre um best-seller interessante ou recente sucesso de bilheteria
Fale sobre o tempo (Clichê!!!!), ou qualquer característica do seu entorno que seja interessante.
Faça perguntas abertas, mas não as torne muito pessoais ou ofensivas.
Siga a conversa de acordo com as respostas que você recebe dele.
Etapa 3
Linguagem corporal e expressões. Ao falar com alguém, certifique-se sempre de estabelecer contato visual e manter uma expressão agradável no rosto. Lembre-se, um sorriso sempre ajuda, mas não um sorriso estranho e largo!
Seja um bom ouvinte. Ao falar com novos contatos, a ideia básica é ter uma conversa de mão dupla. Portanto, pare de monopolizar a conversa e ouça o que a outra pessoa tem a dizer. Ao mesmo tempo, certifique-se de estar atento ao que a outra pessoa está dizendo. Intervir nos momentos certos para expor o seu ponto de vista incentivará a outra pessoa também a se abrir e você poderá ter uma conversa animada e interessante.
Etapa 5
Use elogios. Se estiver conversando com o anfitrião ou anfitriã, elogie-os pela maneira como administraram o evento, pela decoração ou pela atenção aos detalhes dispensada ao evento. Você também pode usar elogios com cautela, ao falar com outras pessoas que não os anfitriões. Nunca, jamais, comente sobre o corpo ou a aparência de uma pessoa; no entanto, não há problema em elogiar itens impessoais como joias, sapatos ou outros acessórios.
A prática leva à perfeição, pratique antes de um evento importante, se necessário, como uma reunião de negócios onde indivíduos de alto nível ou a alta administração da sua empresa provavelmente comparecerão e você terá a oportunidade de falar com eles. Isso é válido até mesmo para eventos sociais ou festas. Acima de tudo, esteja relaxado e confiante, a maneira como você se projeta é muito importante.