Quer você esteja casado há cinco meses ou cinquenta anos, seja o melhor amigo ou mal fale, seu relacionamento pode se beneficiar de aconselhamento matrimonial. Um conselheiro matrimonial profissional pode ajudá-lo a ver os problemas do ponto de vista de seu cônjuge, alertá-lo sobre possíveis pontos de conflito para o futuro e criar um ambiente seguro para falar sobre assuntos dolorosos. Mas a atitude errada pode facilmente negar quaisquer efeitos positivos do aconselhamento. Aqui estão algumas maneiras fáceis de tornar o aconselhamento eficaz em seu casamento.
Em primeiro lugar, não espere que o conselheiro tome partido. O propósito deles é mediar e guiar vocês dois para serem parceiros no casamento. Um conselheiro muitas vezes aponta coisas para ambos os cônjuges trabalharem, isso é para o seu benefício, não para criticar nenhum de vocês.
Lembre-se de que o aconselhamento matrimonial não funcionará se você não for honesto com seu conselheiro. Não importa o quão desconfortável possa ser, os conselheiros matrimoniais já ouviram de tudo. Eles não estão lá para julgar você, eles só querem ajudar. Se você for honesto sobre quaisquer dificuldades em seu relacionamento conjugal, não importa o quão pequenas ou grandes pareçam, um conselheiro pode ter uma ideia geral e entender melhor no que você precisa trabalhar.
Mudança real
Você também precisa mostrar que está empenhado em se beneficiar do aconselhamento. Faça dos seus compromissos uma prioridade na sua agenda. Não se limite a um ou dois compromissos, pode demorar algumas semanas apenas para saber o que o trabalho precisa ser feito. Comprometa-se a perseverar até ver uma mudança real em seu relacionamento.
Compromisso também significa que, se você receber uma designação de seu conselheiro, você a cumpre! A mudança real não acontecerá apenas com uma hora de discussão por semana. Pode ser difícil mudar hábitos, como a maneira como você reage a seu cônjuge ou situações estressantes em seu casamento. Mas se você praticar o que um conselheiro aconselha, você começará a ver os benefícios diariamente.
Ambiente de comunicação seguro
Depois de algumas semanas de aconselhamento matrimonial, veja se você e seu cônjuge podem criar um ambiente de comunicação seguro em casa. Tente falar sobre os benefícios que deseja obter com o aconselhamento, bem como o que aprendeu até agora. Tenha o cuidado de manter a conversa segura usando afirmações "Eu sinto", não apontando dedos ou culpando. Quanto mais você conseguir se comunicar em casa, mais cedo verá o progresso em seu relacionamento.
Por fim, lembre-se de que nem todo conselheiro matrimonial é o certo para você. Duas ou três sessões devem dizer a você e ao conselheiro se o estilo deles se encaixa bem. Siga estes passos e você terá certeza de que seu casamento se beneficiará com o aconselhamento.