Se você faz parte de um casal e seu casamento está com problemas, você pode estar se perguntando o que pode ser feito para consertar seus problemas matrimoniais. Você pode ter considerado ligar para um conselheiro ou apenas tentar resolver isso sozinho. Não importa o caminho que você escolha, se você está tentando descobrir, você está no caminho certo.
Dependendo do nível de problemas no casamento que você tem, pode ser difícil curar seu casamento. Mais de 50% dos casamentos fracassam. Essa estatística não é agradável de se pensar, mas é verdade. A principal coisa que você precisa ter em mente é que seu casamento é importante para você. Caso contrário, você não estaria procurando ajuda em primeiro lugar. Vocês teriam desistido um do outro.
Problemas conjugais
Se você está lendo este artigo, pode estar procurando orientação sobre os problemas que está tendo com seu cônjuge. Em vez de escolher o caminho mais fácil para o divórcio, você está reservando um tempo para tentar consertar o que pode estar quebrado. Você admitiu que há um problema para você ou para o outro. Agora você precisa encontrar uma maneira de curar a ferida antes que fique ainda mais fora de controle. Você pode usar as dicas abaixo para encontrar a ajuda de que precisa para tentar curar seus problemas conjugais.
Fale um com o outro. Você pode estar pensando que fez isso, mas realmente fez? Você realmente ouve quando seu cônjuge fala? Quando você fala, você fala com calma ou sempre acaba gritando um com o outro?
Você precisa ser capaz de se comunicar de maneira racional. Se houver problemas, isso significa que um ou ambos provavelmente estão sofrendo. No entanto, você precisa tentar superar isso para que você possa se lembrar por que se casaram em primeiro lugar.
Deixe de lado a mágoa e discuta seus sentimentos. Nunca condene ou castigue seu cônjuge por seus sentimentos. Lembre-se de que tudo o que eles dizem a você neste momento é porque é assim que eles se sentem. Você pode não concordar, mas não tem o direito de dizer a eles que seus sentimentos estão errados.
Se vocês se amam e querem que isso funcione, vocês pegarão o que for dito e tentarão encontrar uma maneira de mudar os sentimentos deles a fim de lidar com os problemas que estão enfrentando.
Experimente a comunicação não verbal. Se você achar que é muito rápido para julgar ou brigar durante uma sessão de comunicação, você pode tentar algumas formas não-verbais de comunicação.
Um desses métodos é a escrita. Reserve algum tempo para escrever seus sentimentos em um diário. Documente todas as coisas que você está sentindo. Responda a algumas das seguintes perguntas.
Por que você se casou com sua esposa / marido?
Quando começaram seus problemas de casamento?
O que você acha que foi / são a causa desses problemas?
Além dessas perguntas, você deve escrever tudo o que achar necessário para que seu cônjuge saiba que você não tem certeza de como contá-las verbalmente. Isso permite que eles leiam seus pensamentos e os processem antes de comentar de volta.
O calor do momento não será um problema como seria em uma conversa verbal. Às vezes, palavras escritas fazem mais sentido do que uma discussão verbal.
Outros métodos de comunicação não-verbal possíveis podem incluir: mensagens instantâneas entre si, escrever e-mails uns para os outros, escrever poesia para explicar seus sentimentos, expressar seus sentimentos, gravar um vídeo de você mesmo explicando como se sente para que seu cônjuge possa assistir no seu próprio tempo e enviar uma carta ao seu cônjuge.
Dependendo do que você e seu cônjuge se sentem mais confortáveis, você pode escolher um ou todos esses métodos ou pode inventar outro método não-verbal por conta própria.
Procure ajuda externa. Vários métodos de aconselhamento podem ajudar os casais. Você pode procurar um conselheiro matrimonial tradicional, um conselheiro em sua igreja se você for religioso, ou até mesmo pedir a um amigo ou membro da família para mediar suas sessões de comunicação.
Muitos casais encontraram ajuda em retiros de casais para pessoas casadas em perigo. Esses retiros tiram os casais de seu elemento e os colocam na floresta ou em outro local remoto. Enquanto estão longe da vida cotidiana, eles têm uma chance real de superar seus problemas.
Em última análise, você deve determinar o que acha que é necessário para o seu relacionamento. O importante a lembrar é que não haverá sentido em procurar ajuda se você não ouvir os conselhos que lhe são dados. Se você está determinado em seus caminhos e não quer transigir, você também pode recusar a opção de aconselhamento, porque provavelmente não o ajudará.
Você tem que estar disposto a mudar e se comprometer, caso contrário, é provável que acabe se divorciando.
Cursos de aconselhamento online
Se tudo correr bem, esses métodos o ajudarão a melhorar seu casamento. Lembre-se de que a coisa mais importante a fazer agora é ouvir uns aos outros. Reserve um tempo para lembrar por que vocês se casaram e talvez vocês consigam se concentrar mais um no outro e menos nos aspectos negativos da vida que causaram seus problemas conjugais. Você também pode se inscrever em cursos de aconselhamento online para que esteja bem informado sobre os objetivos e limitações de qualquer programa de aconselhamento.
Dicas rápidas:
Faça uma lista de todos os motivos pelos quais você se casou e, a seguir, crie outra lista com os motivos pelos quais o casamento está com problemas. Trabalhe junto com seu cônjuge para lembrar os aspectos positivos e mudar os aspectos negativos de seu casamento.
Ao tentar consertar seus problemas conjugais, nunca culpe seu cônjuge por algo que você acha que causou os problemas que está enfrentando. Trabalhe para consertar o problema, não colocando a culpa.