Existem muitas maneiras de evitar discussões, vale a pena saber quais são. Discutir pode ser a ruína de qualquer relacionamento. Conflitos não resolvidos, discussões frequentes ou sérias e hostilidade estão entre os principais motivos pelos quais muitos relacionamentos falham. Isso ocorre porque a maioria dos seres humanos, por natureza, é muito pacífica e não gosta de conflitos. O que pode fazer com que discutir seja a pior coisa que você pode fazer pelo seu relacionamento.
Se você deseja manter seu relacionamento, deve aprender a evitar discussões. Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso. Muitos métodos exigem prática, mas com um pouco de paciência e motivação, você se verá discutindo com menos frequência e possivelmente até encerrando os conflitos antes que eles fiquem muito "acalorados".
Você nem sempre precisa estar "certo". Lembrar que está tudo bem estar "errado" pode ajudar a evitar uma discussão massiva e pode encerrar o conflito antes que comece. Se você realmente não se importa com o tópico em questão, mas apenas se está "certo" ou não, então pode ser do seu melhor interesse e do da outra pessoa, se você simplesmente deixá-los "ganhar" o argumento. Essa pode ser uma das melhores maneiras de evitar discussões.
Abordagem racionalmente
Não discuta por causa do argumento. Se você puder abordar o assunto com calma e racionalidade, não há absolutamente nenhuma razão para discutir. Se você achar que o assunto é simplesmente muito estressante ou volátil para discutir o assunto no momento, concorde em voltar e abordar o assunto mais tarde com a outra pessoa e dar um tempo para se acalmar. Raramente existem problemas tão sérios que devam ser resolvidos imediatamente, muitas vezes, esperar algumas horas - ou mesmo alguns dias - pode fazer uma diferença enorme no tratamento do problema. Às vezes, as coisas parecem diferentes mais tarde e isso pode ajudá-lo a evitar discussões.
Use afirmações "Eu". Todos nós já ouvimos, e ainda é verdade - usar declarações "eu" em vez de declarações "você" tira a pressão da outra pessoa e não a coloca tanto na defensiva. Ao tentar difundir uma discussão, a última coisa que você quer é dizer algo que vai detonar a discussão novamente. Evite discutir, evitando qualquer tipo de palavra de confronto e ofensiva que coloque a outra pessoa na defensiva.
Evite dizer "sempre" e "nunca" ao discutir. Esses são dois extremos opostos do espectro quando se trata de afirmações - mas quando você as declara enquanto discute, tudo o que você faz é atiçar as chamas e tornar a situação ainda mais acalorada. Evite usar exageros e extremos ao discutir, mesmo que isso signifique se afastar da discussão para evitar mais confrontos.
Você pode evitar discutir simplesmente se recusando a fazê-lo. Tente garantir que você só discuta assuntos potencialmente voláteis quando você e a outra pessoa estiverem calmos e não cansados demais, com fome ou excessivamente estressados. Não tente discutir assuntos sérios, por exemplo, na hora das refeições ou na hora de dormir - esta é uma maneira infalível de causar discussões.