Como praticar exercícios de Pilates para gravidez?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
Os treinos de Pilates são ótimos exercícios para a gravidez. Os exercícios de Pilates são projetados para serem relaxantes e não transpirantes, o que os diferencia da ioga pré-natal e de outros exercícios cardiovasculares, como corrida, ciclismo e natação. Os quinhentos exercícios controlados do Pilates consistem em enfocar a qualidade, e não a quantidade, do movimento. A ideia por trás dos exercícios de Pilates é melhorar a postura, reduzir o estresse, criar músculos longos e magros e melhorar a consciência corporal. O Pilates trabalha vários grupos de músculos ao mesmo tempo, concentrando-se no fortalecimento e na estabilização do núcleo. O núcleo consiste no abdômen, nas costas e na região da cintura pélvica. Também pode ser referido como a base ou núcleo sólido e os músculos como músculos estabilizadores profundos.
O Pilates durante a gravidez foi desenvolvido para fortalecer e tonificar os músculos que você usa para carregar o bebê, tornando sua gravidez um pouco mais fácil. Os músculos do estômago podem enfraquecer durante a gravidez, causando dores nas costas e no quadril. Além disso, a gravidez pode enfraquecer os músculos do assoalho pélvico (a área do períneo), causando perda de urina durante o final da gravidez e, potencialmente, um parto mais difícil. Alguns especialistas afirmam até que os exercícios de Pilates durante a gravidez facilitarão o trabalho de parto e o uso do Pilates ajudará você a perder o peso da gravidez após o parto. Os exercícios durante a gravidez estimulam o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao bebê. Além disso, o Pilates foi desenvolvido para usar exercícios de respiração e relaxamento para reduzir o estresse em sua vida.
Como muitos dos exercícios de Pilates são realizados nas mãos e nos joelhos, o Pilates durante a gravidez é ótimo porque esses exercícios ajudarão a girar o bebê em uma boa posição para o parto. Os exercícios de mãos e joelhos durante a gravidez ajudarão a manter o bebê fora da temida posição posterior que causa partos mais longos e dolorosos (pense no trabalho de parto). Se você está curioso para praticar Pilates durante a gravidez, o que se segue irá ajudá-la a aprender mais sobre o assunto. Lembre-se de que você deve sempre consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios durante a gravidez.
Vá para a livraria local ou Amazon e confira Pilates for Pregnancy por Michael King e Yolande Green e Pilates for Pregnancy: técnicas suaves e eficazes para antes e depois do nascimento por Anna Selby. Esses livros oferecem fotos e exercícios para exercícios pré-natais de Pilates.
Compre um DVD ou um vídeo para que você possa realmente ver os exercícios de Pilates sendo feitos por um instrutor treinado. Um ótimo DVD é "Pilates na gravidez", quer você já pratique Pilates ou não saiba nada sobre ele. Este DVD é ótimo para uma gravidez precoce e posterior e até mesmo discute exercícios para recuperar sua silhueta após o parto.
Faça uma aula de Pilates durante a gravidez. Peça recomendações ao seu educador de parto, profissional de saúde, hospital ou clube de saúde. Se ainda não conseguir encontrar uma aula, você também pode pesquisar online ou em sua lista telefônica por um instrutor local . Talvez você possa se reunir com outras mulheres que também estão grávidas - de sua classe de gravidez, comunidade escolar ou bairro - e obter uma taxa de grupo para aulas particulares.
Cuidado:
Sempre verifique com seu médico antes de iniciar um regime de exercícios durante a gravidez.