Como secar o suprimento de leite materno e interromper a amamentação?
Carlos Wilson Loureiro
• 3 min de leitura
Seu bebê tem sido o destinatário sortudo da melhor nutrição possível da natureza para recém-nascidos, o leite materno. Mas todas as coisas boas eventualmente chegam ao fim. As experiências de amamentação podem durar de uma alimentação a um ano ou mais. Existem muitos motivos para optar por interromper a amamentação e muitas mães ficam indecisas quando chega a hora. Talvez o seu bebê não pegue na pega e seja difícil para você extrair leite suficiente para atender às necessidades dele, ou você pode estar voltando para um ambiente de trabalho onde bombear não é aceitável, ou você está cansada de lidar com o leite materno armazenar. Seja qual for o motivo, seu corpo precisa se afastar lentamente da produção de leite materno.
Então, quanto tempo leva para o leite materno secar? Assim que seu corpo se acostumar a produzir leite, ensiná-lo a parar pode ser uma tarefa assustadora e muito desconfortável. Depois de iniciar o processo de desmame, esteja preparado para se sentir desconfortável, pois pode levar várias semanas ou até meses após a mãe parar de mamar para esgotar totalmente o suprimento de leite. Para interromper a produção de leite, não há apenas coisas que você pode fazer para interrompê-la, mas também coisas que você pode fazer para acelerar o processo e tornar a transição mais confortável.
Existem várias coisas que devemos e não devemos fazer.
Faça:
Desmame gradualmente. Isso dirá ao seu corpo para diminuir a produção ao longo do tempo. Gradualmente, substitua as mamadas por um método alternativo, principalmente mamadeira com fórmula. Espere alguns dias antes de substituir por outra alimentação e assim por diante, até que a transição seja feita.
Bombeie ou extraia manualmente o leite apenas o suficiente para evitar que você se sinta inchado e cheio. Quando o leite já está nos seios, a produção adicional diminui, portanto, remova apenas uma pequena quantidade de cada vez.
Aplique compressas frias, pacotes de gel ou folhas de repolho frias em seus seios. Isso ajuda a reduzir o inchaço e pode contribuir para diminuir o suprimento de leite se usado de forma consistente. Se você usar folhas de repolho resfriadas, substitua a cada duas horas.
Experimente medicamentos de venda livre, como ibuprofeno ou paracetamol, para aliviar um pouco o desconforto do desmame.
Verifique os seios com frequência em busca de dutos bloqueados e mastite potencial ou abscesso mamário. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre amamentação, entre em contato com seu médico ou um especialista em lactação.
Não:
Não deixe seu filho mamar para aliviar a pressão. A oferta e a demanda naturais entram em ação e alertam seu corpo de que ele precisa produzir mais leite materno, colocando você de volta à estaca zero.
Não pare de amamentar abruptamente, a menos que seja absolutamente necessário. Isso causará frustração para seu bebê e desconforto para você.
Não amarre seus seios. Isso pode realmente aumentar a dor, embora não forneça nenhum benefício real ao esgotar seu estoque.
Não deixe espaço para estimulação do mamilo. Isso também ativa a produção de seu leite.
Não use calor, como uma almofada térmica, bolsa de água quente ou até mesmo água quente do chuveiro em seios inchados / ingurgitados. Isso pode apenas agravar a situação.
Seios permanecem amolecidos
Depois que seus seios permanecerem amolecidos por mais de 24 horas, você deve estar livre. No entanto, observe se há sinais de enchimento dos seios e, se necessário, repita as etapas acima.