Garantir as etapas de armazenamento adequadas para o leite materno extraído é vital para as necessidades nutricionais do seu filho. A coleta e o armazenamento inadequados podem causar o crescimento de bactérias e a perda de nutrientes do leite materno. Existem três fases para o armazenamento do leite materno: Coleta, Armazenamento e Preparação da Alimentação.
Coletando
Escolha uma bomba que melhor se adapte ao seu estilo de vida. Uma bomba manual funciona bem para bombeamento leve, enquanto uma bomba elétrica é melhor para bombeamento pesado ou para mães que trabalham e aquelas em movimento.
Antes de cada uso, lave e esterilize todas as peças da bomba tira leite que tocam seus seios e o leite materno.
Lave bem as mãos.
Use a bomba de acordo com as instruções do fabricante.
Alimente seu bebê antes de bombear para garantir que ele receba a quantidade de que precisa primeiro. Um método é alimentar de um lado e bombear do lado alternativo. Você pode extrair o que sobrou em seus seios após uma alimentação normal. Nunca bombeie antes da alimentação.
Se você estiver trabalhando, tente bombear pelo menos três vezes ao dia para manter seu suprimento alto e de acordo com o cronograma de amamentação.
Bombeie quando estiver relaxado e permaneça flexível. Provavelmente, você extrairá mais leite materno pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.
Não se assuste se o leite materno não for branco. Isso não significa que seja ruim. A dieta pode afetar a cor e o cheiro do leite materno.
Armazenando
Encontre recipientes de armazenamento que atendam às suas necessidades. Se você for armazenar o leite materno apenas para usar no dia seguinte, muitas vezes pode armazená-lo em garrafas de vidro ou plástico com tampas apertadas. Se você está coletando grandes quantidades e armazenando o leite materno no freezer, os sacos de armazenamento feitos para leite materno são uma boa opção, pois ocupam menos espaço e são mais baratos do que as mamadeiras.
Coloque a data no recipiente de armazenamento e indique a quantidade armazenada. Uma vez congelado, o leite materno se expandirá e é difícil saber a quantidade, a menos que esteja rotulado.
Despeje o leite ordenhado nas mamadeiras ou bolsas. Armazene pequenas quantidades, como 2 a 4 gramas, por vez. Isso ajuda a evitar o desperdício de leite materno.
Deixe espaço suficiente para expansão.
Empurre o ar para fora dos sacos antes de congelar e feche bem. Se suas bolsas forem finas, considere dobrá-las para evitar perfurações.
Resfrie o leite recém-tirado antes de adicioná-lo ao leite previamente resfriado. Se você estiver bombeando ao longo do dia para coletar o suficiente para congelar, armazene em recipientes separados na geladeira e, depois de resfriado, você pode combinar para congelar.
Descongele o leite congelado na geladeira durante a noite, quando você sabe que será usado no dia seguinte.
Para descongelar o leite materno imediatamente, coloque em água morna ou coloque em uma tigela com água morna até descongelar. NÃO use água quente, pois pode destruir os nutrientes do leite.
Se o leite aparecer em camadas, gire a garrafa para misturar as camadas. A gordura se separa e sobe no leite materno.
Nunca use o microondas para descongelar o leite materno. O microondas aquece de forma desigual e pode causar pontos quentes e alterar a composição do leite materno.
Não congele novamente o leite materno. Use leite descongelado em 24 horas.