Embora esperar um bebê certamente tenha suas alegrias e empolgação, se você está grávida atualmente ou alguma vez esteve grávida, então sabe exatamente os tipos de desconforto que carregar um bebê no útero pode acarretar. Alguns deles incluem aumento de peso, dores nas costas e nos quadris (especialmente durante o terceiro trimestre da gravidez), inchaço e varizes e o desconforto de carregar uma carga pesada na área frontal do corpo.
Para ajudar a aliviar alguns desses desconfortos, muitas futuras mamães compram cintos de apoio abdominal, também chamados de cintos de maternidade ou cintos de gravidez. Esses cintos são especialmente projetados para permitir a circulação do ar ao redor do estômago e há muitos tipos de cintos: alguns cintos são finos e são usados sob a barriga saliente; alguns são especialmente largos na parte traseira para fornecer mais suporte para as costas; outros são feitos de material elástico macio e elástico, projetado para cobrir todo o estômago (são chamados de faixas de suporte). Esses cintos costumam ser fechados com velcro, para maior facilidade e praticidade.
Previna contrações prematuras
Além do suporte muito necessário que os cintos de maternidade oferecem, eles também são projetados para reduzir a pressão que a gravidez exerce sobre a bexiga (reduzindo assim a necessidade da mãe de urinar constantemente), para melhorar a circulação ao redor da região pélvica do corpo, para prevenir prematuros contrações e permitir que a futura mamãe tenha uma postura melhor. Os cintos de maternidade devem ser laváveis à máquina e confortáveis contra a pele.
Semelhante a esses cintos de maternidade são os cintos de hérnia, que reduzem a dor que as pessoas que sofrem de hérnia abdominal ou inguinal e também adicionam alguma proteção ao paciente, reduzindo os riscos de possíveis complicações médicas. Deve-se acrescentar, no entanto, que cintos de hérnia não são usados para tratar a condição real. Eles são simplesmente ferramentas para aliviar alguns sintomas.
Correia de suporte pós-parto funciona
Outro produto semelhante é o cinto pós-parto. Após a gravidez, as mães carregam consigo algum peso residual, o que ainda pode causar algumas dores nas costas e no estômago. A cinta de suporte pós-parto funciona para apoiar os músculos ao redor dessa área, aliviando assim a dor. Eles também trabalham para achatar o estômago da nova mãe, dando-lhe mais confiança e até mesmo permitindo que ela coloque suas roupas velhas de antes da gravidez. Isso não é possível, porém, os cintos pós-parto também podem segurar a cintura das roupas que ela usou durante a gravidez.
Para escolher o cinto de maternidade é muito importante que não seja muito apertado (o que pode causar alguns danos ao bebê e além disso seria incômodo) ou muito frouxo (o que seria inútil). Para comprar um cinto de maternidade, primeiro meça ao redor do estômago usando uma fita métrica. Isso lhe dará uma ideia de quais intervalos de tamanho escolher. Existem muitos cintos de maternidade nas seções de maternidade das lojas de departamento; é recomendado que você vá pessoalmente para que possa testar os tamanhos dentro da sua circunferência estomacal medida. Depois de determinar o tamanho que melhor se adapta a você, você poderá comprar cintos adicionais online em sites como serola.net e tummywear.org.