Você e seu filho riem juntos? Nesse caso, você descobriu uma maneira muito importante de se conectar. O riso é uma ferramenta maravilhosa que une as pessoas e as faz se sentir bem. Na verdade, as crianças que têm senso de humor tendem a aproveitar mais a vida, são mais saudáveis mental e fisicamente e exibem maior autoconfiança do que seus colegas mais sérios. Mas, embora o riso pareça ser natural para alguns jovens, para outros é, na verdade, uma habilidade que deve ser ensinada. Se você quiser encorajar seu filho a rir mais, tente algumas destas etapas fáceis e aprecie os resultados juntos:
- Descubra o que agrada ao senso de humor de seu filho na idade atual. Por exemplo, os bebês acham rostos bobos e jogos de esconde-esconde divertidos, enquanto as crianças pequenas podem achar engraçado o barulho de animais ou usar uma meia na mão.
- Recompense as tentativas de humor de seu filho. Pode fazer as crianças se sentirem bem em saber que seus esforços fizeram você rir.
- Lembre-se de que seus filhos aprendem com você, então não tenha medo de ser bobo e rir você mesmo com frequência. Se você não levar a vida muito a sério, eles também não o farão.
- Envolva-se em brincadeiras criativas, palavras sem sentido e canções engraçadas com seu filho. Quando você envia a mensagem de que não há problema em ser bobo, seus filhos se sentirão seguros em seguir sua liderança.
- Quando você se sentir oprimido ou frustrado pelas circunstâncias, procure o humor em sua situação. Por exemplo, se um prato de espaguete cair em seu colo, você pode ficar chateado, mas também pode parecer muito engraçado. Quando você pode enfrentar os desafios com um sorriso, ensina seus filhos a fazer o mesmo.
- Incentive seu filho a contar piadas, ler lojas engraçadas ou inventar originais e fazer desenhos engraçados. Reforce essas atividades sendo um público receptivo.
- Reserve um tempo para assistir a filmes engraçados com seu filho. Fale sobre o que tornou o filme engraçado ou o que pode ter aumentado ainda mais o nível de humor.
- Perceba que você não precisa ir muito longe para divertir seu filho. Uma rima boba e sem sentido que você inventa pode ser suficiente para fazer seu filho rir e rir. Lembre-se de rir junto com ele.