Lembro-me dos primeiros meses depois que meu filho nasceu. Houve lutas contínuas entre mim e minha mãe sobre a polêmica universal, 'para arrasar ou não arrasar'. Minha mãe era adepta do método antigo de acalmar bebês agitados; ela o colocava no colo e, arrulhando e cantando, embalava-o para dormir.
Meu filho adorou, como tenho certeza de que minha mãe também. Mas para mim, isso era uma fonte contínua de irritação. Todos os livros sobre bebês que encontrei advogavam deixar as crianças dormirem sobre as próprias pernas, alertando que balançá-las durante a infância pode levar a um hábito, que continuará até uma idade bem avançada.
Meu filho tem quase 2 anos agora e tem dormido pacificamente POR SI MESMO nos últimos 1,5 anos. Com base em minha experiência pessoal, eu diria que, nos primeiros meses de vida de seu filho, não existe contato humano demais, abraços demais, perambular nos braços de múmia. Uma criança que acaba de sair do casulo quente do útero de sua mãe tende a ser um pouco agitada quando exposta ao novo mundo aberto. Não há nada de errado em dar a eles o calor de seus braços durante os primeiros meses de suas vidas, até que estejam mais bem ajustados ao novo ambiente. Este é o momento em que as crianças estão conhecendo as pessoas ao seu redor. Quanto mais você interagir com eles, melhor eles florescerão.
Então vá em frente embalar seu bebê de acordo com o desejo do seu coração. Não há como impedir que ele se ajuste ao seu novo estado de independência. Isso pode tornar o processo muito mais fácil e divertido!
Aqui está meu conselho para mudar o padrão de sono com base na idade do seu bebê:
1-3 meses - É perfeitamente normal embalar seu filho para dormir. Isso não leva à formação de hábitos.
3-6 meses - Este é o momento em que a transição do colo para a cama deve começar. Coloque-o para dormir na sua cama, esteja por perto para ele abraçar quando ele quiser. Fale com ele ou cante baixinho, se isso o ajudar a se sentir seguro. Ele deve sair em um instante com sua mãe por perto para agarrar e perseguir os demônios noturnos.
Se você tiver uma cama separada para o bebê, vá em frente e transfira-o para ela assim que ele dormir em paz.
Após 6 meses - este é o momento difícil; é quando as crianças começam a desenvolver um senso de rotina. Qualquer método que você aplicar agora provavelmente irá durar pelos próximos dois anos de sua vida. Portanto, tome cuidado com o que você escolher; se você está bem com a rotina do carinho e pode ajudá-lo a dormir estando sempre perto dele nos primeiros anos de sua vida, continue com o que tem feito até agora.
Na minha opinião, este é o melhor momento para começar a fazê-los dormir de forma independente. Ajude-o a entrar em uma nova rotina: escova, banho, troca de pijama, hora da história ou algo parecido. Isso combina melhor com você.
Após esse ritual noturno, o bebê estaria relaxado e esse é um bom momento para colocá-lo em sua cama com algum tipo de cobertor de segurança (poderia ser um brinquedo favorito) e com um suave boa noite e um beijo rápido, deixá-lo dormir por conta própria.
Nas primeiras noites, certamente haverá algumas objeções a essa nova abordagem, mas seja paciente - a fase de choro deve passar em alguns dias e então você terá um menino grande dormindo sozinho.