Como lidar com vários problemas de comportamento em crianças?
Srta. Ariana Fabiana Casanova
• 3 min de leitura
Crianças travessas e teimosas são um saco. Às vezes eles ouvem, às vezes não. Você não pode nem mesmo ter certeza se eles podem ouvi-lo ou simplesmente o estão ignorando. Por mais fofos que sejam, podem ser muito irritantes. Um erro comum com professores e pais é que eles ficam irritados e repreendem a criança a cada erro que ela comete. Antes de ficar com raiva, observe-os primeiro. É possível que essas crianças tenham problemas de comportamento, e uma criança incontrolável pode ter mais do que apenas um problema de comportamento. A técnica aqui é isolar esses comportamentos e resolver um após o outro.
Lidar com vários problemas de comportamento
Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com vários problemas de comportamento em crianças:
Determine que tipo de comportamento a criança está exibindo. Observe-o por um ou dois dias. Mantenha a paciência porque pode não ser tão fácil quanto você espera. Pode parecer apenas um comportamento, quando na verdade não é. Seu comportamento atual é provavelmente a soma de todos os comportamentos múltiplos combinados. Quando você finalmente conseguir isolar esses comportamentos, não tente corrigi-los todos ao mesmo tempo. Nada vai sair disso.
Identifique cada comportamento. Por exemplo, quando você conversa com seu filho, ele não consegue ficar parado nem fica parado e fica brincando. Você pode pensar que a criança não respeita autoridade. Então, há momentos em que ele parece hiperativo, correndo para cima e para baixo na casa, gritando o tempo todo. Esses comportamentos são sintomas de TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Seu professor reclamou de suas notas e desempenho nas aulas? O baixo desempenho acadêmico pode ser resultado da incapacidade de se concentrar, o que também é um sinal de TDAH. Crianças que sofrem de TDAH precisam ser examinadas por um profissional. No entanto, se for apenas um caso simples de notas baixas, não conformidade e teimosia, então você pode resolver isso.
Tenha uma conversa franca com seu filho. Concentre-se em um ou dois comportamentos de cada vez. Diga a ele o que você espera que ele faça e que o que ele está fazendo é errado. Especifique exatamente o que está errado e por quê. Pergunte a ele o que o incomoda e resolva quaisquer problemas internos que ele tenha. Pode ser com amigos, colegas de classe, irmãos ou você. A criança pode recusar a ajuda que você está dando a ela e apenas desencadear a frustração de sua parte. E quando um estiver resolvido, prossiga para o próximo comportamento. Aplique uma solução adequada para cada comportamento. Além disso, comece com o comportamento mais perturbador de todos.
Recompense seu filho pelas mudanças positivas no comportamento. Observe-o por um dia e veja se ele mudou para melhor. Às vezes, você ainda precisa lembrá-lo da conversa que teve. Se ele concordar, trate-o com um sorvete. Ou você pode permitir que ele fique até tarde da noite para jogar ou assistir seu desenho animado favorito.
Conforme os dias passam, observe seu filho crescer e desenvolver novos comportamentos. E se houver comportamentos que precisam ser corrigidos, converse com ele. Há momentos em que tudo o que uma criança precisa é de amor e atenção.