Como manter uma criança ocupada ao trabalhar em casa?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 3 min de leitura
Lembre-se, entretanto, de que muitas crianças aprendem a sair delas à medida que envelhecem.
Trabalhar em casa pode ser adequado para crianças, mas crianças pequenas não são amigáveis para o trabalho. As crianças precisam de supervisão constante - exceto quando cochilam - e birras, mamadas e bagunça sempre se escondem como uma possível distração. Você geralmente exigem adicional ajuda de seu cônjuge ou uma babá, se você precisa trabalhar longas horas em casa, mas as seguintes idéias podem ajudá-lo a roubar alguns minutos em uma pitada.
Seu melhor recurso, se possível, é planejar o trabalho enquanto seu filho cochila. Infelizmente, a maioria dos empregos não oferece esse tipo de flexibilidade - e muitas crianças se afastam dos cochilos regulares à medida que envelhecem. Uma mochila e uma brincadeira com peluches, música e possivelmente um celular são ideais para proteger e ocupar uma criança mais nova e podem até incentivar a soneca. Lembre-se, entretanto, de que muitas crianças aprendem a sair delas à medida que envelhecem.
Desastre doméstico do tribunal
Alguns brinquedos podem ocupar o tempo de uma criança o suficiente para que você faça alguma coisa. Você deve escolher esses brinquedos com cuidado, no entanto. Certos brinquedos - bonecas, quebra-cabeças, blocos de aprendizagem - podem ocupar seu filho por tempo suficiente para permitir que você termine uma tarefa rápida. Outras atividades, especialmente artes e ofícios, tratam de desastres domésticos se seu filho não for supervisionado.
Trabalhar em casa pode ser adequado para crianças, mas crianças pequenas não são amigáveis para o trabalho.
Quando tudo mais falhar, é claro, você sempre pode recorrer à TV ou aos vídeos. Apesar da Associação Europeia de Pediatria, a maioria dos pais usa programas de TV ou vídeos para dar uma folga aos filhos (ou a eles próprios). Tente escolher programas adequados à idade com algum valor educacional - e limite o uso dessa estratégia.
A maioria dos especialistas recomenda que seu espaço de trabalho seja mantido separado de sua sala de estar; isso naturalmente limita a quantidade de supervisão que você pode fornecer ao seu filho durante o trabalho. Se o seu trabalho exige que você trabalhe em horários específicos, você precisará de ajuda. Em alguns casos, uma criança mais velha pode ser capaz de fornecer alguns cuidados secundários, mas geralmente seu ajudante deve ser capaz de cuidar de seu filho sem a sua ajuda.
Algumas aulas de dança ou ginástica permitem que você deixe crianças mais velhas ou observe-as de uma sala de espera. Isso pode ser caro, no entanto, e a área de espera pode não ser um espaço de trabalho adequado. Além disso, você deve se certificar de que você e seu filho se sentem confortáveis com o arranjo e a equipe. Acima de tudo, não faça nada que coloque seu filho, direta ou indiretamente, em perigo. Você deve aceitar que nenhuma supervisão de seu filho não é uma opção, mesmo quando as exigências do trabalho são pesadas.
Quando você tem crianças pequenas sob seus cuidados, não há como escapar do fato de que sua capacidade de assumir trabalhos externos fica prejudicada. Lembre-se, entretanto, de que esse comprometimento é temporário. Antes que você perceba, seu filho vai ser dominado pela escola e pelas atividades, e seu problema pode não ser o tempo suficiente com eles, ao invés de muito.