As passas são uma ótima opção para salgadinhos porque são repletas de nutrientes. As passas são pobres em gordura e colesterol e ricas em potássio e ferro. As passas também contêm cálcio e fibras, que podem ajudar um bebê com tendência à constipação. O melhor de tudo é que as passas são fáceis de embalar em passeios e passeios de carro, o que as torna um lanche fácil e saudável.
Embora todas as setas pareçam apontar para os benefícios das passas, elas também representam um risco de asfixia para crianças menores de 4 anos. A European Dietetic Association (ADA) recomenda que os pais dêem passas para crianças de 4 anos ou mais. Alguns pais, entretanto, acham que seus filhos estão prontos para as passas aos 3 anos, mas a ADA recomenda esperar até o quarto aniversário da criança. Mesmo aos 4 anos, as passas devem ser cortadas pela metade.
Mastigar passas corretamente
As passas são um perigo de asfixia para as crianças devido ao seu tamanho e textura elástica. As crianças não conseguem mastigar as passas corretamente, que podem se alojar nas vias respiratórias. Pior de tudo, a textura pegajosa das passas torna-as difíceis de soltar da garganta de uma criança. As passas também são conhecidas por causar cáries, pois contêm muito açúcar e grudam nos dentes. A viscosidade deixada nos dentes faz com que as bactérias cresçam, que por sua vez corrói o esmalte dos dentes. Peça às crianças que escovem os dentes ou enxáguem a boca com água depois de comer passas.
Embora passas secas possam representar um risco de asfixia para crianças menores de 4 anos, as passas podem ser introduzidas de outras maneiras para crianças menores. Lembre-se que antes de oferecer passas ao seu bebê, ele deve ter pelo menos 6 meses de idade e alguma experiência em comer outros tipos de alimentos, como cereais ou purê de banana. Outros sinais de que seu bebê pode estar pronto para comer passas é quando ele consegue se sentar sozinho e engolir alimentos moles de maneira adequada. Observe também o interesse do seu bebê em pegar coisas e colocá-las na boca.
Incluindo compota de maçã
Para começar, os pais podem adicionar passas a alimentos líquidos, incluindo compota de maçã ou cereal de arroz. As passas absorvem os líquidos, o que os torna mais macios e fáceis de comer. Em segundo lugar, as passas podem ser transformadas em purê e depois adicionadas a alimentos, como aveia ou iogurte. Adicione algumas passas e algumas colheres de água no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Para adicionar sabor, bata as passas com suco de maçã em vez de água. Se você achar que é difícil conseguir uma consistência lisa fazendo purê de passas, mergulhe-as primeiro em água ou suco.
Lembre-se de que, embora seja importante tomar os devidos cuidados ao servir passas para o seu filho, elas são um ótimo lanche, pois são repletas de vitaminas e nutrientes.