Algumas pessoas são naturalmente melhores do que outras no trabalho no cenário social. Existem aqueles que apenas exalam carisma e charme e parecem ter o dom de deixar os outros à vontade e deixar a conversa fluir naturalmente. São poucos os sortudos que atraem as pessoas sem nenhum esforço. Mas, para a maioria de nós, nos sentimos tímidos e estranhos em ambientes sociais.
Fique à vontade e lembre-se destas dicas:
Sorrir! O sorriso é entendido em qualquer cultura e idade como um sinal de amizade. Então vá em frente! Isso deixará a outra pessoa à vontade. Você parecerá acessível e feliz. Isso permitirá que a outra pessoa saiba que você é seguro para conversar.
Pode contato visual. O bom contato visual atrai a outra pessoa para você. Quando você for apresentado a alguém, aperte sua mão com firmeza e repita o nome. Isso o ajudará a lembrar o nome deles. O contato visual mostra que você tem confiança e que está interessado na outra pessoa.
Coloque as coisas em perspectiva. Eles são apenas pessoas, como você. As pessoas ao seu redor têm problemas, problemas e precisam ir ao banheiro assim como você. A embalagem externa pode variar, mas por dentro, você provavelmente tem mais em comum com eles do que imagina.
Comece pequeno. Se ficar à vontade em uma grande festa é demais para você, comece com reuniões e grupos menores, como um pequeno jantar. É menos intimidante abordar grupos menores do que grupos maiores.
Vá com amigos. Ter um amigo de confiança próximo a você torna menos intimidante entrar em uma sala cheia de pessoas. É a mesma ideia por trás do motivo pelo qual as meninas precisam ir ao banheiro em grupos. Há segurança nos números! Mas lembre-se de que mesmo que vocês entrem como um par, isso não significa que vocês fiquem juntos o tempo todo. O objetivo em uma reunião social é fazer amizade com outras pessoas.
Faça perguntas à outra pessoa. Nada impulsiona uma conversa do que pedir à outra pessoa para falar sobre si mesma! Parece que você está interessado. Preste atenção ao que ele está dizendo e continue fazendo perguntas com base em suas respostas. A outra pessoa provavelmente sentirá que você foi um bom conversador, embora ela tenha falado muito. Comece com tópicos neutros e nada muito controverso. Se você for colocado em uma situação difícil e não souber o que responder, devolva a pergunta para eles com "Bem, o que você acha?" ou "E você?".
Não use álcool ou outras substâncias para remover suas inibições. Pode ser tentador beber para relaxar, mas é uma má ideia. É mais inteligente alimentar uma bebida o tempo todo e trabalhar a multidão. Você pode perder a conta e acabar sendo conhecido como o bêbado da festa. Esta é a pior impressão que se pode causar em qualquer ambiente.
Vá para as configurações sociais com um interesse comum. Por exemplo, ingressar em uma aula de arte automaticamente o coloca em um ambiente com outras pessoas pelas quais você já tem um interesse comum. Agora você tem algo para falar e trabalhar a partir daí.
Não importa o ambiente, não há necessidade de ser tímido perto de outras pessoas. Estranhos são amigos que você ainda não conhece!